Imagem de fundo

Um químico precisa preparar uma solução de ácido clorídrico...

Um químico precisa preparar uma solução de ácido clorídrico (HCl) a partir de uma solução concentrada de HCl a 37% (m/m). Ele deseja preparar 500 mL de uma solução diluída de HCl a 0,1 mol/L. Qual é o procedimento correto para preparar essa solução diluída e garantir sua precisão e segurança?


A

Adicionar uma quantidade aleatória da solução concentrada de HCl em um balão volumétrico de 500 mL e ajustar o volume final com água destilada.


B

Pesar uma quantidade conhecida da solução concentrada de HCl em um balão volumétrico de 500 mL, adicionar água destilada até a marca de volume e agitar até homogeneizar.


C

Em um balão volumétrico de 500 mL, contém 300 ml de água destilada adicionar lentamente o volume necessário de HCL e ajustar o volume final com água destilada.


D

Misturar a solução concentrada de HCl diretamente com água destilada em um recipiente qualquer, sem a necessidade de balão volumétrico.