Imagem de fundo

Durante uma aula de campo em um Parque Ecológico, um agente...

Durante uma aula de campo em um Parque Ecológico, um agente do Centro de Controle de Zoonoses relatou o aumento do contato entre animais silvestres e domésticos devido à expansão urbana desordenada. Nas últimas semanas, alguns cães da região apresentaram sintomas como emagrecimento progressivo, lesões cutâneas, unhas espessas e em formato de garras, queda de pelos e letargia.


Considerando a situação apresentada e a sintomatologia observada nos cães, a medida profilática adequada para evitar a disseminação dessa possível zoonose é


A

incentivar a vacinação de animais domésticos, prevenindo a transmissão de doenças para os humanos e a disseminação entre os animais.


B

implementar programas de saneamento básico para reduzir a contaminação por protozoários patogênicos.


C

utilizar coleiras impregnadas com inseticida nos cães e evitar o acúmulo de matéria orgânica nos quintais.


D

realizar o tratamento regular de verminoses em animais domésticos para interromper ciclos de transmissão parasitária.