Imagem de fundo

Para alinhar sua proposta pedagógica à atividade...

Texto para questões 38 e 39


Uma professora de Biologia apresentou conceitos básicos de metabolismo energético para uma turma de Ensino Médio. Para que o assunto abordado fosse inserido de forma mais próxima da realidade dos estudantes, a professora baseou-se em situações vivenciadas por eles, utilizando um esquema do livro didático como apoio visual para explicar as rotas metabólicas e como o corpo obtém e utiliza energia em diferentes situações nutricionais. A professora buscou realizar uma avaliação processual que conectasse o metabolismo energético às vivências dos estudantes. Durante a conversa inicial, alguns deles compartilharam suas experiências do dia.


Estudante A: “Hoje, no lanche, eu comi pão com margarina.”

Estudante B: “Durante essa manhã, nos serviram macarrão com molho branco.”

Estudante C: “Tivemos 40 minutos de Educação Física muito intensos, com aquecimento, corrida e depois jogamos handebol e voleibol!”

Para alinhar sua proposta pedagógica à atividade avaliativa, a professora deve solicitar que os estudantes


A

identifiquem as etapas da glicólise anaeróbica, descrevendo-as com detalhes.


B

debatam, no início da aula, sobre seus conhecimentos prévios acerca do assunto.


C

expliquem detalhadamente como o consumo de lipídeos (gorduras) contribui para a produção de ATP durante o repouso.


D

elaborem um “diário energético” correlacionando os tipos de alimentos ingeridos à intensidade/duração das atividades físicas.