Imagem de fundo

Homem, 29 anos, candidato à doação, procura o serviço de...

Homem, 29 anos, candidato à doação, procura o serviço de hemoterapia para realizar doação de duas unidades de concentrado de hemácias por aférese. Seus dados clínicos e laboratoriais são os seguintes:


• Peso: 55 kg.

• Hemoglobina: 12,8 g/dL.

• Histórico de saúde: sem comorbidades, sem uso de medicamentos, doador regular de sangue total.

• Intervalo desde a última doação de sangue total: 4 meses.


De acordo com a legislação vigente (RDC nº 34/2014 – Anvisa e Portaria de Consolidação nº 5/2017 – Ministério da Saúde), assinale a alternativa correta.


A

O candidato está apto, pois o peso mínimo é de 50 kg e a hemoglobina está dentro do limite aceitável para coleta dupla por aférese.


B

O candidato está inapto temporariamente, pois a hemoglobina mínima para doação de duas unidades de hemácias por aférese deve ser superior a 13 g/dL.


C

O candidato está inapto temporariamente, pois deveria aguardar pelo menos 6 meses após a última doação de sangue total.


D

O candidato está inapto definitivamente, pois a hemoglobina abaixo de 13 g/dL contraindica qualquer tipo de doação.


E

O candidato poderia realizar apenas uma doação de plaquetaférese, mas não de hemácias por aférese, já que não há restrição de hemoglobina nesse procedimento.