Imagem de fundo

Em um processo de Recuperação de Áreas Degradadas (RAD) em...

Em um processo de Recuperação de Áreas Degradadas (RAD) em um trecho de restinga impactado por abertura irregular de trilhas entre Imbé e Tramandaí, um estudo preliminar foi realizado para subsidiar o PRAD municipal. Com base nos princípios ecológicos dos ambientes costeiros e nas práticas de restauração ambiental, analise as assertivas abaixo:


I. A recomposição da vegetação pioneira psamófila depende, inicialmente, da redução da instabilidade superficial da areia, o que pode ser alcançado por barreiras biotécnicas que diminuem a velocidade dos ventos e facilitam a deposição eólica.

II. A introdução de espécies arbóreas nativas da Mata Atlântica, mesmo que não sejam típicas de dunas, é recomendada, pois aumentam rapidamente a organicidade do solo e aceleram a sucessão ecológica.

III. A raspagem mecanizada da areia sobre as trilhas abertas é prática adequada, pois ajuda a uniformizar o relevo e favorece a recolonização vegetal, sem alterar a dinâmica natural das dunas móveis.


Quais estão corretas?


A

Apenas I.


B

Apenas I e II.


C

Apenas I e III.


D

Apenas II e III.


E

I, II e III.