Imagem de fundo

Em um curso técnico, o docente propõe uma atividade prática sobre o manejo integrado de...

Em um curso técnico, o docente propõe uma atividade prática sobre o manejo integrado de pragas em uma cultura de milho. Para o controle da lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda), os estudantes devem elaborar um plano de intervenção que preveja a liberação massiva de vespas parasitoides do gênero Trichogramma, produzidas em biofábricas, a fim de reduzir rapidamente a população da praga no curto prazo, sem priorizar o estabelecimento permanente do agente biológico na área. Com base nas metodologias de ensino aplicadas à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e nos conceitos de controle biológico, assinale a alternativa que indica corretamente a estratégia técnica adotada e a abordagem pedagógica mobilizada pela atividade proposta.


A

Estratégia: controle biológico conservativo. Abordagem: ênfase na compreensão teórica dos ciclos biológicos, com aplicação limitada em contextos produtivos.


B

Estratégia: controle biológico aumentativo por liberação inundativa. Abordagem: aprendizagem baseada em problemas reais, com foco na elaboração de soluções aplicáveis ao setor produtivo.


C

Estratégia: controle biológico clássico por introdução. Abordagem: ensino centrado na exposição teórica, com baixa integração com práticas de campo.


D

Estratégia: resistência genética da cultura. Abordagem: metodologia tradicional voltada à transmissão de conteúdos conceituais.


E

Estratégia: controle biológico aumentativo por liberação inoculativa. Abordagem: atividades práticas desarticuladas da fundamentação ecológica dos sistemas agrícolas.