Imagem de fundo

O fluxo de energia em um ecossistema é unidirecional e decrescente à medida que passa p...

O fluxo de energia em um ecossistema é unidirecional e decrescente à medida que passa pelos níveis tróficos, enquanto a matéria circula de forma cíclica entre os componentes. No contexto das relações tróficas e da dinâmica energética observada entre produtores, consumidores e decompositores, assinale a alternativa CORRETA.


A

decompositores atuam em todos os níveis tróficos degradando a matéria orgânica morta em constituintes inorgânicos que podem ser reutilizados pelos produtores.


B

A energia disponível para o metabolismo biológico aumenta progressivamente do nível dos produtores em direção aos consumidores de topo na pirâmide ecológica.


C

As teias alimentares consistem em sequências lineares de transferência de energia onde cada organismo se alimenta de um único tipo de presa natural.


D

Os consumidores primários são organismos autotróficos que ocupam o primeiro nível trófico ao converterem energia luminosa em energia química de reserva biológica.


E

Os carnívoros de topo ocupam o primeiro nível trófico em ecossistemas de águas profundas devido à ausência de radiação solar para a síntese primária de biomassa.