Imagem de fundo

As leishmanioses são um conjunto de doenças causadas por protozoários do gênero Leishma...

As leishmanioses são um conjunto de doenças causadas por protozoários do gênero Leishmania e da família Trypanosomatidae. A leishmaniose é um importante problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Tal fato se deve ao processo de desenvolvimento e urbanização descontrolada, além da reemergência de focos antigos, e ainda, pelo número crescente de casos de leishmaniose associados à infecção pelo HIV. Sobre a Leishmaniose, marque a alternativa INCORRETA.
A
A detecção do parasito pode ser realizada por exame direto ou cultivo de material obtido dos tecidos infectados (medula óssea, pele ou mucosas da face) por aspiração, biópsia ou raspado das lesões.
B
A prevenção ocorre por meio do combate ao inseto transmissor, higiene ambiental, destino adequado do lixo orgânico e limpeza dos abrigos de animais domésticos.
C
Ensaios de imunofluorescência indireta, imunoenzimático (ELISA) (Enzyme Linked Immuno Sorbent Assay) e métodos moleculares (PCR) também são usados para o diagnóstico do parasito.
D
De modo geral, essas enfermidades se dividem em leishmaniose tegumentar americana, que ataca a pele e as mucosas, e leishmaniose visceral (ou calazar), que ataca órgãos internos.
E
Os vetores responsáveis pela transmissão da Leishmaniose visceral são insetos da família Psychodidae, subfamília Phlebotominae, sendo o Culex fatigans a principal espécie nas Américas.