Questões de Concurso sobre Anelídeos e Moluscos

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
150 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Considere um invertebrado triploblástico marinho, de corpo alongado e segmentado, com celoma bem desenvolvido e sistema circulatório fechado. O organismo apresenta expansões laterais ricamente vascularizadas em cada segmento, providas de cerdas quitinosas e utilizadas tanto na locomoção quanto nas trocas gasosas. Assinale a alternativa que apresenta o grupo a que esse animal pertence e o nome das estruturas locomotoras descritas, respectivamente.


A

Mollusca e rádula.


B

Arthropoda e apêndices articulados.


C

Echinodermata e pés ambulacrários.


D

Annelida e parapódios.


E

Cnidaria e tentáculos urticantes.

Os filos animais apresentam diversidade de estratégias para realizar processos vitais de nutrição, excreção e trocas gasosas de acordo com a complexidade do plano corporal.


Analise as afirmativas a seguir:


I.Os anelídeos são organismos celomados que apresentam corpo segmentado em metâmeros e um sistema circulatório do tipo fechado com vasos contráteis.

II.Os platelmintos são vermes triblásticos e acelomados que realizam a excreção através de células-flama ou solenócitos situados nas extremidades dos protonefrídios.

III.Os cordados são definidos pela presença de notocorda, tubo nervoso ventral e fendas faríngeas em pelo menos uma fase do seu ciclo de desenvolvimento.


Está correto o que se afirma em:


A

I, II e III.


B

II e III apenas.


C

I e II apenas.


D

II apenas.


E

I apenas.

Há 200 anos, os ancestrais da mosca-da-maçã depositavam seus ovos apenas em espinheiros. Atualmente, essas moscas utilizam tanto os espinheiros (plantas nativas da América do Norte) quanto as macieiras cultivadas, introduzidas por imigrantes europeus. As fêmeas tendem a depositar seus ovos no mesmo tipo de fruto em que se desenvolveram, enquanto os machos geralmente procuram parceiras nesse mesmo ambiente. Como consequência, moscas associadas aos espinheiros acasalam predominantemente entre si, e o mesmo ocorre com as moscas associadas às macieiras. Esse comportamento reduz o fluxo gênico entre os grupos, embora ambos ocupem a mesma região geográfica.

Adaptado de Understanding Evolution – Sympatric Speciation (University of California Museum of Paleontology)

Com base no trecho e nos mecanismos evolutivos, o processo descrito representa um exemplo de


A

convergência evolutiva, pois populações distintas passaram a apresentar características semelhantes.


B

deriva genética, pois as diferenças surgiram exclusivamente por eventos aleatórios de reprodução.


C

especiação alopátrica, pois as populações estão separadas por barreiras geográficas.


D

especiação simpátrica, pois a redução do fluxo gênico ocorre sem isolamento geográfico.


E

irradiação adaptativa, pois uma única espécie originou diversas espécies em diferentes continentes.

As coleções científicas são de fundamental importância para preservação do testemunho da diversidade biológica e têm como principal finalidade fornecer material para estudo científico nas mais diversas áreas. Papavero (1994) classifica as coleções científicas zoológicas em cinco categorias distintas: Didáticas, de Pesquisa, Regionais, Especiais e de Identificação. De acordo com o autor, uma coleção Especial deverá:


A

ser amplamente utilizada em aulas práticas


B

abranger acervo proveniente de áreas geográficas restritas


C

apresentar acervo reduzido destinado à material comparativo para identificações taxonômicas


D

reunir material biológico de interesse econômico ou de testemunho de levantamentos faunísticos


E

visar a realização de pesquisa científica, podendo ser particular ou privada, abrangendo exemplares de grandes áreas geográficas

Os moluscos constituem importante grupo zoológico com ampla diversidade morfológica e ecológica. Sobre esse grupo, assinale a alternativa correta.


A

Todos os moluscos possuem concha externa calcária.


B

Cefalópodes apresentam elevado desenvolvimento do sistema nervoso.


C

Gastrópodes são exclusivamente aquáticos.


D

Bivalves não realizam trocas gasosas.


E

Moluscos possuem esqueleto ósseo interno articulado.

No preparo do inóculo de nematoides-das-galhas (Meloidogyne spp.) para experimentos em casa de vegetação, uma das etapas cruciais no laboratório é a extração de ovos a partir das raízes.


Qual método clássico é frequentemente utilizado para extrair e quantificar esses ovos a partir do tecido vegetal?


A

Método de flutuação em centrífuga com solução de sacarose.


B

Método do funil de Baermann com extração por calor.


C

Peneiramento úmido seguido de coloração com azul de algodão lactofenol.


D

Extração com hipoclorito de sódio (método de Hussey & Barker) seguido de peneiramento.


E

Câmara de nebulização (aeroponia) para coleta direta dos ovos.

A função da lente objetiva em um microscópio óptico composto é:


A

fixar a lâmina na platina


B

regular a intensidade da luz que ilumina a amostra


C

captar a imagem formada pela ocular e projetá-la para o olho


D

filtrar os comprimentos de onda específicos para fluorescência


E

ser a primeira lente a receber a luz que vem da amostra, formando a imagem primária real e aumentada

Os cefalópodes são moluscos marinhos cujo nome se deve ao fato de seus pés estarem modificados em braços que partem da cabeça (kephalé = cabeça). Esse grupo inclui animais como o polvo, a lula, o náutilo e o choco (gênero Sepia), estando entre os maiores invertebrados conhecidos. Sobre os cefalópodes, assinale a alternativa CORRETA.


A

Possuem sistema nervoso desenvolvido, responsável pelo controle de deslocamentos rápidos, e olhos formadores de imagens detalhadas.


B

Existem moluscos sésseis, que vivem fixos ao substrato e utilizam seus braços apenas para filtração de partículas alimentares.


C

Apresentam sistema nervoso simples e olhos pouco especializados, sendo dependentes principalmente do tato para se locomover e se alimentar.


D

Possuem sistema circulatório aberto, com baixa pressão sanguínea, o que limita seus movimentos e reduz sua atividade predatória.

Os anelídeos poliquetos são animais altamente diversificados com uma ampla irradiação adaptativa. As estruturas tentáculos sulcados, faringe protrátil com mandíbulas e coroa de radíolos estão associadas a quais hábitos alimentares?


A

Filtrador, Macrófago e comedor de depósito.


B

Filtrador, comedor de depósito e filtrador.


C

Macrófago, filtrador e comedor de depósito.


D

Macrófago, comedor de depósito e filtrador.


E

Comedor de depósito, macrófago e filtrador.

O Filo Mollusca tem origem que remonta o Pré-Cambriano e um vasto registro fóssil. De acordo com as hipóteses mais recentes, baseada na metodologia cladística, qual a mais aceita?


A

Molusco ancestral com padrão metamérico, compartilhando o mesmo ancestral comum com Annelida. Dos moluscos viventes, Monoplacophora e Polyplacophora mantiveram parcialmente a metameria.


B

Molusco ancestral com superfície ventral rastejante, com rádula, dorso com espículas e cavidade palial anterior, compartilhando o mesmo ancestral comum com Platyhelmintes.


C

Molusco ancestral com massa cefalopediosa desenvolvida, com rádula, pé rastejante amplo e concha sólida dorsal, de padrão similar aos moluscos viventes Monoplacophora e Polyplacophora.


D

Molusco ancestral escavador, com concha tubular (condição mantida em Scaphopoda) e sem rádula (condição mantida em Bivalvia e alguns Solenoastres).


E

Molusco ancestral primitivo vermiforme, cavidade palial posterior, com rádula e sistema nervoso em forma de escada. Dos moluscos viventes, os Caudofoveata são os mais próximos a esta condição.

Durante a análise de metazoários marinhos coletados em uma região abissal, um organismo com simetria bilateral, triploblástico e de cavidade corporal totalmente revestida por mesoderma foi identificado pelos pesquisadores.

Esse organismo apresenta também clivagem embrionária espiral e o blastóporo dá origem a sua boca. Ao sequenciar genes ribossomais do animal e inseri-los em uma análise filogenética com outros animais, verificou-se proximidade com anelídeos e moluscos.


Considerando as características morfológicas e moleculares, os pesquisadores discutiram sobre a posição filogenética do organismo dentro dos Bilateria.


O organismo pode ser classificado como


A

Radiata, devido à presença de tecidos verdadeiros.


B

Acoelomorpha, pela cavidade corporal observada.


C

Ecdysozoa, em função da proximidade com anelídeos.


D

Cycloneuralia, devido à presença de celoma e da simetria.


E

Lophotrochozoa, pela clivagem espiral e relações moleculares.

Complete corretamente as lacunas do texto a seguir com relação à leishmaniose tegumentar americana. A leishmaniose tegumentar americana, endêmica na Amazônia, é transmitida por flebotomíneos do gênero Lutzomyia, cujas populações são favorecidas por ambientes ________, com presença de _______ e hábitos ________. Essas caracteriísticas explicam a elevada incidência da doença entre trabalhadores florestais, especialmente em áreas de ________ e _________.


A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é:


A

ribeirinhos / água corrente / diurnos / pesca artesanal / navegação.


B

urbanos / água limpa e parada / diurnos / urbanização / saneamento.


C

sombreados / resíduos domésticos / diurnos / coleta de lixo / adensamento populacional.


D

abertos e secos / solo arenoso / exclusivamente noturnos / agricultura mecanizada / irrigação.


E

sombreados / matéria orgânica úmida / crepusculares e noturnos / extrativismo / desmatamento.

O trabalho “Investigação da fauna urbana do Município de Armação dos Búzios com alunos do Ensino Médio: um folder para identificação” apresentou, dentre outras informações, o seguinte gráfico:


Imagem associada para resolução da questão


Fonte: BDTD: Investigação da fauna urbana do município de Armação dos Búzios com alunos do Ensino Médio: um folder para identificação Acesso em: 31/01/2026


Uma afirmativa incorreta acerca dos representantes de cada grupo citado está apresentada na seguinte alternativa:


A

o grupo moluscos tem como representantes ostras, mexilhões e caracóis


B

os artrópodes incluem aracnídeos como a pulga, as aranhas e os escorpiões


C

exemplos de cordados incluem, entre outros, anfíbios, aves e mamíferos


D

os artrópodes incluem insetos como borboletas, abelhas e mosquitos

Observe a figura abaixo:


Imagem associada para resolução da questão


Fonte: RUPPERT, Frank N.; FOX, Richard S.; BARNES, Robert D. Zoologia dos invertebrados. 7. ed. São Paulo: Editora Roca, 2005.


Os artrópodes, assim como os anelídeos, apresentam corpo segmentado (metamerizado), constituído por uma série linear de unidades repetidas denominadas segmentos ou somitos. Essa segmentação é claramente observada durante o desenvolvimento embrionário e permanece evidente na maioria dos artrópodes adultos. A figura representa uma seção sagital de um artrópode, destacando a organização do sistema digestório em regiões funcionalmente distintas. Com base nessa representação, identifique corretamente as estruturas indicadas por I, II e III.


A

I.mesêntero, II.estomodeu, III.proctodeu.


B

I.estomodeu, II.proctodeu, III.mesêntero.


C

I.proctodeu, II.estomodeu, III.mesêntero.


D

I.estomodeu, II.mesêntero, III.proctodeu.

Os moluscos ocupam uma grande variedade de habitats, desde os trópicos até os mares polares. Eles ocorrem a altitudes que excedem 7.000 m, em pequenos e grandes lagos, cursos d’água, em planícies lodosas litorâneas, em regiões sujeitas ao impacto de fortes ondas e em mar aberto, desde a superfície até profundidades abissais. Eles apresentam uma diversidade de hábitos de vida, incluindo alimentadores do fundo, cavadores, perfuradores e formas pelágicas. Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta corretamente a categoria taxonômica de Mollusca.


A

Classe.


B

Filo.


C

Família.


D

Ordem.

Os pigmentos respiratórios, como a hemoglobina, hemocianina, hemeritrina, entre outros, são moléculas presentes no sangue ou hemolinfa de muitos animais, cuja função principal é aumentar a capacidade de transporte de oxigênio (O2 ). Esses pigmentos respiratórios tendem a estar associados a animais que apresentam grande atividade (1), aqueles que vivem em locais pobres em O2 (2) e aqueles que possuem tecidos ativos metabolicamente (3).


Nesse contexto, os animais indicados pelos números 1, 2 e 3 são representados, respectivamente, por:


A

corais, bivalves, platelmintos.


B

aracnídeos, oligoquetas, crustáceos.


C

antozoários, aracnídeos, poríferos.


D

trematódeos, celenterados, cifozoários.


E

nematelmintos, poliplacóforos, hirudíneos.

Ano: 2025
Prova: FUVEST - USP - Técnico de Laboratório - Área: Práticas Curatoriais - 2025

O formaldeído tamponado é menos agressivo a invertebrados marinhos com estruturas esqueléticas ricas em carbonato de cálcio geralmente presentes em:


A

Moluscos, cnidários, ctenóforos, salpas e pantópodas.


B

Esponjas, moluscos, crustáceos, equinodermas, pantópodas.


C

Esponjas, moluscos, cnidários, ctenóforos, salpas e pantópodas.


D

Esponjas, moluscos, cnidários, ctenóforos, salpas e poliquetas.


E

Moluscos, crustáceos, equinodermas, salpas e pantópodas.

Ano: 2025
Prova: FUVEST - USP - Técnico de Laboratório - Área: Práticas Curatoriais - 2025

As armadilhas de queda (pitfall traps) são amplamente utilizadas para capturar invertebrados com alta mobilidade superficial em ambientes terrestres. No entanto, sua eficiência varia conforme o comportamento locomotor, o micro-habitat preferencial e a atividade dos grupos zoológicos. Considerando um ambiente terrestre seco e ensolarado, com pouca cobertura de serapilheira, assinale a alternativa que apresenta o grupo a ser menos representado nas amostras obtidas por esse método.


A

Aracnídeos.


B

Miriápodes.


C

Crustáceos (como isópodes terrestres).


D

Anelídeos (como oligoquetas).


E

Moluscos (como gastrópodes terrestres).

Os invertebrados apresentam uma ampla variedade de sistemas circulatórios, o que indica adaptações fisiológicas aos seus diferentes modos de vida. Gastrópodes e cefalópodes possuem sistemas circulatórios distintos entre si. Anelídeos, como as minhocas, apresentam um sistema fechado que favorece a eficiência no transporte de gases e nutrientes. Já os equinodermos utilizam majoritariamente o sistema ambulacrário na circulação de substâncias.


Com relação à fisiologia do sistema circulatório nos grupos citados, é correto afirmar que


A

o filo dos moluscos possui sistema circulatório fechado com corações múltiplos e vasos sanguíneos.


B

os oligoquetos e poliquetos apresentam circulação aberta e hemolinfa como fluido circulatório.


C

os polvos e as lulas possuem sistema circulatório fechado, o que favorece seu comportamento ativo.


D

os ouriços utilizam predominantemente os vasos sanguíneos para circulação de gases, nutrientes e toxinas.


E

nas lesmas e estrelas-do-mar, o sistema circulatório é ausente, e a distribuição de substâncias ocorre por difusão.

Ano: 2025
Prova: FUVEST - USP - Técnico de Laboratório - Área: Práticas Curatoriais - 2025

Considerando as principais características dos filos e subfilos de invertebrados, assinale a alternativa correta em relação à diversidade morfológica ou ecológica desses grupos.


A

Todo molusco apresenta concha.


B

Os anelídeos são apenas terrestres ou marinhos.


C

Existem miriápodes marinhos.


D

Platyhelmintes e Nematoda são organismos celomados.


E

Existem Chelicerata marinhos.

 
 
Gerar simulado