Questões de Concurso sobre Biologia Celular

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.153 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 
“Estrutura de células eucarióticas responsável pela forma e sustentação interna da célula, movimento do citoplasma e contração das células musculares.” Trata-se de

A
citosol.

B
ribossomo.

C
citoesqueleto.

D
membrana plasmática.

E
retículo endoplasmático.

“Cientistas afirmam terem conseguido transformar, em laboratório, células da própria pele de pacientes em tecido de coração. Em última análise, eles esperam que as células-tronco possam ser utilizadas para tratar pacientes com insuficiência cardíaca. (...) Especialistas têm usado cada vez mais células-tronco para tratar uma variedade de problemas cardíacos e outras condições como o diabetes, doença de Parkinson ou Mal de Alzheimer.” (http://g1.globo.com/ ciencia-esaude/noticia/2012/05/cientistas-conseguem-transformarcelulas-da-pele-em-tecido-cardiaco.html)


Os especialistas diferenciam células-tronco de adultos, como as do texto, de células-tronco embrionárias, pois estas últimas são capazes de:


A

gerar células de apenas um dos três folhetos embrionários.


B

originar somente o tecido hemocitotopoiético.


C

originar um número limitado de certos tipos celulares.


D

originar todos os tipos de células e tecidos do corpo.


E

gerar somente células do tecido conjuntivo.

Vírus que atingem vegetais possuem “proteínas de movimento viral”, capazes de causar a dilatação de estruturas comunicantes entre as células, facilitando a distribuição do RNA viral e a consequente infecção dos tecidos. As estruturas modificadas pelos vírus e que comunicam os canais citoplasmáticos de células vegetais adjacentes, são os(as):


A

desmossomos.


B

plasmodesmos.


C

estrias de Caspary.


D

junções comunicantes.


E

microvilosidades.

Leia as seguintes afirmativas:


I. A meiose resulta em gametas que portam de um a dois cromossomos de cada par de homólogos.

Il. De acordo com a segunda lei de Mendel, fatores para duas ou mais características segregam-se independentemente na formação dos gametas.

IlI. Durante a transcrição, um dos filamentos de DNA de um gene serve como molde para a síntese de uma molécula complementar de RNA.

IV. Os genes são segmentos das moléculas de RNA que constituem os cromossomos.


Assinale a alternativa que contém apenas as afirmativas corretas.


A

l e ll.


B

ll e lll.


C

lI e IV.


D

I e IV.


E

IlI e IV.

Os plastídios são componentes característicos das células vegetais nas quais desempenham funções fundamentais. Os principais plastídios são os cloroplastos, os cromoplastos e os leucoplastos.

Sobre organoides celulares, é possível afirmar, EXCETO:


A

Alguns leucoplastos conhecidos como amiloplastos sintetizam e armazenam amido, enquanto outros parecem ser capazes de formar óleos e proteínas.


B

O controle da formação dos cloroplastos, de pigmentos associados e da maioria de suas proteínas depende do DNA contido no proplastídio.


C

Os cloroplastos das algas verdes e das plantas frequentemente contêm grãos de amido e gotículas lipídicas.


D

Os cromoplastos não contêm clorofila, mas sintetizam e retêm pigmentos do grupo dos carotenoides, responsáveis pelas cores: amarela; alaranjada e vermelha, de muitas flores, folhas velhas, algumas frutas e raízes.

É estrutura que diferencia a célula de seres como o fungo Saccharomyces, uma jabuticabeira ou uma piaba, de uma célula de uma bactéria do cólera,

A
membrana celular bilpídica.

B
maquinário de síntese proteica

C
hialoplasma funcional.

D
compartimentalização celular.

Imagem associada para resolução da questão


A

A diferença entre uma célula-tronco e uma célula diferenciada da mesma pessoa é o genoma.


B

Os cardiomiócitos e as hemácias não apresentam núcleo, pois são células diferenciadas.


C

A fusão celular, a que o texto se refere, induz a apoptose.


D

As células resultantes da fusão celular referida no texto são as células-tronco.


E

Os cardiomiócitos são células cujos citoplasmas são ricos em filamentos de actina e miosina.

Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) nas sentenças abaixo:


( ) A hemoglobina glicada reflete a média (ponderada) dos níveis pregressos de glicemia.

( ) Anemias hemolíticas promovem diminuição no valor real de A1c.

( ) Para indivíduos diabéticos níveis de A1c acima de 7% estão associados a risco progressivo de complicações crônicas.

( ) A hemoglobina glicada não é recomendado para o diagnóstico do diabetes tipo 1.


A

VVVV.


B

FVFV.


C

VVFF.


D

FFVF.

Os seres procariotos caracterizam-se pela ausência de núcleo, de organelas e de material genético.


C
Certo

E
Errado

Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de organela celular que se reproduza por fissão binária e mantenha as características presentes em toda a linhagem materna.


A

Retículo endoplasmático liso.


B

Peroxissoma.


C

Mitocôndria.


D

Complexo de Golgi.


E

Vacúolo.

Assinale a alternativa correta.


A

A membrana plasmática é dita lipoproteica, porque é constituída de lipídeos e proteínas.


B

Algumas substâncias podem atravessar a membrana pela porção lipídica, sendo principalmente as substâncias hidrossolúveis.


C

As proteínas da membrana têm função de transportar íons ou moléculas somente por difusão simples.


D

O transporte ativo é um transporte contra um gradiente de concentração porque transporta substâncias de um meio mais concentrado para um meio menos concentrado.


E

Os meios de transporte da membrana são: difusão simples e transporte ativo. Neste último, a substância é transportada com gasto de energia na forma de ADP.

as unidades territoriais básicas são as células elementares de informação e análise para um zoneamento ecológico-econômico, funcionando de forma semelhante às células de um ser vivo, que contêm um conjunto de informações fundamentais à manutenção e à reprodução da vida e compõe um tecido que desempenha determinadas funções em seu desenvolvimento.


C
Certo

E
Errado

”As árvores da Amazônia, assim como as de outras florestas, precisam de grande quantidade de gás carbônico, principalmente durante a sua fase de crescimento. Elas absorvem esse gás do ar.” (Disponível em:. Acesso em: 14 mai.2013.)


O gás carbônico é importante para as árvores e seu desenvolvimento porque é:



A

utilizado no processo de respiração das plantas e fornece oxigênio.


B

utilizado pela planta para liberar a energia contida nos alimentos, permitindo que ela cresça.


C

a substância que capta energia da luz do Sol durante a fotossíntese para produzir alimento.


D

uma das substâncias químicas necessárias à produção da glicose, que fornecerá energia para o seu crescimento.

Em fevereiro de 2011, a FAPESP noticiou que, nos próximos quatro anos, um projeto de pesquisa que envolve cientistas de São Paulo e do Pará concentrará esforços para produzir, a partir de fungos e bactérias da selva, coquetéis enzimáticos capazes de degradar a celulose, viabilizando o chamado etanol de segunda geração.


Acerca de fungos e bactérias, assinale a alternativa correta.


A

Fungos são microorganismos eucarióticos, com parede celular rígida, uni ou multicelulares, desprovidos de clorofila, que absorvem nutrientes dissolvidos do ambiente, pois não digerem alimentos.


B

Bactérias são microorganismos eucarióticos que carecem de membrana nuclear e de outras estruturas intracelulares organizadas observadas nos eucarióticos.


C

Fungos são microorganismos eucarióticos, considerados semelhantes às plantas, contêm clorofila, podem ser uni ou multicelulares, apresentam parede celular rígida e crescem em muitos ambientes diferentes.


D

Bactérias são microorganismos eucarióticos, unicelulares, ingerem partículas alimentares, não apresentam parede celular rígida, não contêm clorofila, alguns se movem por meio de flagelo ou cílios e são amplamente distribuídos na natureza.


E

Fungos são microorganismos não celulares, muito menores (20 a 300 nm; 1 nm = 1/1000μm) e mais simples em estrutura que as bactérias, que contêm somente um tipo de ácido nucleico circundante por um envelope protéico (DNA ou RNA) e podem multiplicar-se somente dentro das células vivas.

O íon que exerce importante função na composição do esqueleto e em reações essenciais como na coagulação sanguínea, na estimulação dos músculos esqueléticos e cardíacos e na condução neuromuscular é o:


A

Cálcio;


B

Magnésio;


C

Cloretos;


D

Lítio.

A reprodução sexuada e assexuada são ambas estratégias de vida viáveis. Talvez devêssemos nos surpreender que o sexo ocorra considerando seus custos para o organismo. As gônadas são órgãos dispendiosos que conferem pouco benefício direto ao indivíduo. O acasalamento envolve grandes arranjos florais e elaborados rituais de corte, demandando tempo e recursos, bem como elevando os riscos de predação e parasitismo

(RICKLEFS, R. E., 2011, com adaptações).

Analise as seguintes afirmativas sobre a reprodução nos seres vivos:

I Para os organismos nos quais os sexos são separados a reprodução sexuada têm um custo muito mais alto devido ao fato de que somente metade do material genético de cada indivíduo produzido vem de cada um dos pais.

II O sexo é mantido pelas vantagens de produzir filhotes geneticamente variados.

III A promiscuidade pode surgir quando os machos contribuem muito, além do que com seus genes, para a quantidade ou sobrevivência dos seus filhotes.

IV Um fator que pode favorecer o sexo é a eliminação de mutações, que de outra forma se acumulariam nos clones dos indivíduos produzidos assexuadamente.

Está correto o que se afirma em:


A

III e IV


B

I, II e IV


C

I, III e IV


D

II e III


E

I, II, III e IV

Analise os conceitos a seguir.

I. Desdiferenciação celular: retorno de células diferenciadas ao estado meristemático não diferenciado.

II. Determinação celular: processo pelo qual o potencial de desenvolvimento de uma célula torna-se limitado a uma rota específica (Christianson, 1985). A determinação celular diz respeito a uma canalização progressiva no desenvolvimento.

III. Epigênese: ativação seletiva e diferencial de genes (reprogramação celular). Um exemplo comumente citado como representativo em uma planta intacta é a transição da fase juvenil para a fase adulta.

IV. Epistasia: refere-se à inativação de um (trans)gene (o supressor) sobre um outro (trans)gene.

V. Indução: desencadeamento de um processo morfogenético pela exposição do implante (explante) a um estímulo físico, químico ou biológico. A indução envolve o controle da expressão gênica, embora não seja um fenômeno genético, pois não ocorre ganho ou perda genética (modificação alélica ou genotípica). Refere-se somente à expressão dos genes pré-existentes. Em cultura de tecidos, é a sinalização por um fitormônio a uma resposta específica a nível celular.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)


A

I, II, IV,V


B

I, V


C

III


D

I, II, III, IV


E

II

Podemos classificar os ovos dos animais de acordo com a distribuição e a quantidade de vitelo.

Assinale a alternativa correta sobre este tema.


A

Centrolécitos são ovos característicos de aves, répteis e de algumas espécies de peixes.


B

Os ovos oligolécitos são ovos que contêm pequena quantidade de vitelo uniformemente distribuído pelo citoplasma. São característicos de poríferos, equinodermos, protocordados e mamíferos.


C

Os isolécitos são ovos que apresentam cerca da metade do volume citoplasmático ocupado pelo vitelo; o núcleo situa-se no pólo oposto.


D

Os ovos alécitos são característicos dos platelmintos, anelídeos, moluscos, anfíbios e de algumas espécies de peixes.


E

Mesolécitos ou heterolécitos são ovos nos quais a quantidade de vitelo é tão grande que ocupa quase todo o pólo vegetativo, enquanto que o núcleo ocupa um espaço mínimo no disco germinativo.

   
Gerar simulado