Questões de Concurso sobre Ecologia da Saúde/Ecologia de Doenças

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Você é um biólogo em um programa de vigilância entomológica voltado ao monitoramento de vetores urbanos e deve escolher armadilhas adequadas para diferentes espécies e condições ambientais. Considerando o princípio de funcionamento e o tipo de atrativo utilizado, assinale a alternativa que apresenta uma aplicação tecnicamente correta para essa função.


A

Instalação de armadilha CDC luminosa a 1,5 m do solo, durante o dia, para captura de mosquitos diurnos atraídos pela luz artificial.


B

Montagem de armadilha de Shannon em área aberta e iluminada, destinada à captura passiva de larvas aquáticas.


C

Utilização da armadilha BG-Sentinel equipada com atrativo químico e CO₂ para captura de Aedes aegypti adultos em ambiente urbano.


D

Instalação de armadilha Adultrap com atrativo luminoso, posicionada em locais sombreados, para captura de imaturos de culicídeos.


E

Emprego de armadilha Malaise em residências, com atrativo alimentar, para coleta de mosquitos noturnos.

Os roedores sinantrópicos apresentam uma notável capacidade de adaptação ao ambiente urbano. Essa característica os torna uma ameaça frequente, sendo responsáveis tanto pela destruição direta de alimentos e danos às estruturas das residências quanto pela contaminação por meio de fezes e urina, atuando como transmissores de diversas doenças. Seu controle é feito de forma organizada, envolvendo algumas etapas. Uma dessas etapas consiste na antirratização, que corresponde a medidas destinadas à


A

identificação da espécie de roedor a ser controlada, por meio da observação de seu comportamento.


B

localização e determinação do número de tocas, trilhas e os diferentes acessos a alimentos.


C

eliminação física dos roedores, podendo ser utilizados métodos mecânicos, biológicos ou químicos.


D

inspeção da área a ser controlada, com levantamento e anotação da situação encontrada.


E

elaboração de medidas que visam dificultar ou impedir o acesso e a instalação de ratos na área.

 
 
Gerar simulado