A dissonância entre os comportamentos observados e as atitudes que se pretendem formar ...

A dissonância entre os comportamentos observados e as atitudes que se pretendem formar é um dos maiores desafios da educação, sobretudo da educação ambiental. As atividades de educação ambiental ensinam o que e como fazer certo, transmitindo uma série de procedimentos corretos do ponto de vista ambiental. Entretanto, isto não garante a formação para uma atitude ecológica. Uma atitude ecológica e cidadã implicaria em desenvolver capacidades e sensibilizar os alunos para que identifiquem e compreendam os problemas ambientais, para o comprometimento nas tomadas de atitudes que entendem o ambiente como uma rede de relações entre a sociedade e a natureza (Carvalho, I.C.M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico, 2006). De acordo com a autora é necessário um engajamento na construção de uma cultura cidadã e na formação de atitudes ecológicas, através da:

A

responsabilidade ética e social, solidariedade e justiça ambiental como faces de um mesmo ideal de sociedade justa.

B

responsabilidade social e justiça ambiental como faces de um mesmo ideal de sociedade justa.

C

responsabilidade ética e social e justiça ambiental como faces de um mesmo ideal de sociedade justa.

D

solidariedade e justiça ambiental como faces de um mesmo ideal de sociedade justa.