“Enquanto o mundo caminha para o desfecho da
primeira década do terceiro milênio, a Educação
ainda permanece em meados do século passado. Na
era da tecnologia e da informação, há tempos não
somos mais os mesmos, mas ainda aprendemos
como os nossos pais. A Educação não consegue
acompanhar o ritmo acelerado de um mundo
tecnológico e globalizado.” (Disponível em: http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/oaluno-
seculo-xxidesafios-pespectivas-para-ensino-.htm -
Acessoem26/11/2011).
Analise as quatro afirmativas a seguir.
I. O professor de Ciências e de Biologia hoje, deve
ser desafiador, procurando aumentar os
conhecimentos de seus alunos, de maneira
dinâmica e interessante, afastando-se do antigo
tradicionalismo, já que no mundo globalizado é
cada vez mais frequente a presença da tecnologia
e da ciência no dia a dia dos alunos.
II. O ensino de Ciências e de Biologia não tem mais
como objetivo transformar os alunos em
cientistas, mas desenvolver habilidades e
competências que lhes permitam uma visão mais
crítica perante a ciência e as suas próprias
realidades de vida.
III. É preciso integrar os conteúdos curriculares de
Ciências e Biologia com a Internet, com softwares,
com vídeos, com jornal, com trabalhos de campo,
por exemplo, para contextualizar o processo
ensino-aprendizagem, dentro de uma perspectiva
pedagógica criativa, inovadora e aberta.
IV. As tecnologias da informação e comunicação,
bem como as novas descobertas científicas,
devem ser utilizadas a favor do próprio processo
ensino-aprendizagem. É preciso que o professor
esteja atualizado e buscando uma formação
continuada.
Assinale a alternativa que possui as afirmativas que
se aplicam ao ensino e ao professor de Ciências e
Biologia no mundo contemporâneo: