Biologia Metodologia Científica Ensino em Ciências e Biologia

“Enquanto o mundo caminha para o desfecho da primeira década do terceiro milênio, a Educação ainda permanece em meados do século passado. Na era da tecnologia e da informação, há tempos não somos mais os mesmos, mas ainda aprendemos como os nossos pais. A Educação não consegue acompanhar o ritmo acelerado de um mundo tecnológico e globalizado.” (Disponível em: http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/oaluno- seculo-xxidesafios-pespectivas-para-ensino-.htm - Acessoem26/11/2011).  



Analise as quatro afirmativas a seguir.

I. O professor de Ciências e de Biologia hoje, deve ser desafiador, procurando aumentar os conhecimentos de seus alunos, de maneira dinâmica e interessante, afastando-se do antigo tradicionalismo, já que no mundo globalizado é cada vez mais frequente a presença da tecnologia e da ciência no dia a dia dos alunos. 
II. O ensino de Ciências e de Biologia não tem mais como objetivo transformar os alunos em cientistas, mas desenvolver habilidades e competências que lhes permitam uma visão mais crítica perante a ciência e as suas próprias realidades de vida. 
III. É preciso integrar os conteúdos curriculares de Ciências e Biologia com a Internet, com softwares, com vídeos, com jornal, com trabalhos de campo, por exemplo, para contextualizar o processo ensino-aprendizagem, dentro de uma perspectiva pedagógica criativa, inovadora e aberta. 
IV. As tecnologias da informação e comunicação, bem como as novas descobertas científicas, devem ser utilizadas a favor do próprio processo ensino-aprendizagem. É preciso que o professor esteja atualizado e buscando uma formação continuada. 



Assinale a alternativa que possui as afirmativas que se aplicam ao ensino e ao professor de Ciências e Biologia no mundo contemporâneo:
  • A.

    Apenas I e II.

  • B.

    Apenas III e IV.

  • C.

    Apenas I, II e IV.

  • D.

    Apenas II, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.