Biologia Metodologia Científica Ensino em Ciências e Biologia

Ao propor que os alunos realizem uma pesquisa sobre recursos naturais geradores de energia e que, em seguida, organizem um júri simulado a respeito da construção ou não de uma barragem hidroelétrica em determinada comunidade, o professor está propiciando aos alunos:

  • A.

    a compreensão de que o saber científico é provisório, produto cultural humano e, portanto, sujeito a alterações em virtude das mudanças temporais e ideológicas.

  • B.

    o reconhecimento e a valorização dos saberes populares advindos de toda a comunidade, estabelecendo relações com o conhecimento científico.

  • C.

    a discussão sobre a utilização dos recursos naturais, repensando hábitos de consumo, proporcionando uma destinação adequada dos resíduos sólidos produzidos e evitando o desperdício

  • D.

    o desenvolvimento de atitudes e valores humanos para a vida em sociedade, como integridade, respeito, responsabilidade, cooperação e repúdio a quaisquer formas de preconceitos e discriminações.

  • E.

    a reflexão sobre o papel e o progresso das ciências e das tecnologias na vida cotidiana, de modo a identificarem benefícios e malefícios decorrentes de suas inovações.