

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A opção que corretamente correlaciona o tipo de transporte através da membrana e sua descrição é:
Condução de moléculas contra o gradiente de concentração – transporte passivo.
Passagem de água através da membrana, até o equilíbrio – endocitose.
Incorporação de grande quantidade de material pela célula – exocitose.
Deslocamento de íons pelo interior de canais iônicos – osmose.
Transporte de moléculas polares através de canais de proteínas – difusão facilitada.
“A membrana plasmática ou celular separa o meio intracelular do extracelular e é a principal responsável pelo controle da penetração e saída de substâncias da célula. Por sua diminuta espessura, a membrana plasmática não é visível no microscópio óptico (microscópio de luz), só podendo ser vista no microscópio eletrônico. Todavia, sua existência já era conhecida antes do microscópio eletrônico graças ao emprego de técnicas indiretas. A observação de que o volume das células se altera de acordo com a concentração das soluções em que são colocadas foi um dos primeiros indícios da existência da membrana celular.” (JUNQUEIRA, L. C., CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular. 9ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p.83 e 84, 2012.)
Com relação à membrana plasmática, assinale a alternativa correta:
As moléculas da camada dupla de lipídios estão organizadas com suas cadeias apolares (hidrofóbicas) voltadas para o interior da membrana, enquanto as cabeças polares (hidrofílicas) ficam voltadas para o meio extracelular ou para o citoplasma, que são meios aquosos.
As membranas das células vegetais contêm colesterol, o que não acontece nas células dos animais, que contêm outros esteróis.
As proteínas da membrana apresentam resíduos hidrofílicos e hidrofóbicos e ficam mergulhadas na dupla camada glicídica, de modo que os resíduos hidrofóbicos das proteínas estão no mesmo nível das cadeias hidrofóbicas dos lipídios.
Moléculas de hidratos de carbono associam-se aos lipídios da membrana, para formar glicoproteínas, e a proteínas, formando glicolipídios que, na membrana plasmática, aparecem na face interna da membrana como componentes do glicocálice.
Por serem desprovidos de organelas, os eritrócitos são um material adequado para o isolamento da membrana plasmática. Colocados em meio hipertônico, os eritrócitos se rompem, havendo perda da hemoglobina.
A membrana plasmática, fina película que envolve células procarióticas e eucarióticas, realiza a seleção de substâncias que entram e saem da célula. Assinale a alternativa CORRETA que indica o tipo de transporte celular realizado pela membrana plasmática da célula nervosa através da bomba de sódio e de potássio.
Difusão simples.
Transporte ativo.
Difusão facilitada.
Osmose.
Transporte passivo.
Um pesquisador, procurando investigar o fenômeno da osmose em células, colocou hemácias em meios de concentração distinta e, depois de certo tempo, obteve os seguintes resultados:
I. As hemácias apresentaram aspecto normal no meio A.
II. As hemácias murcharam no meio B.
III. As hemácias incharam no meio C.
Baseando nos resultados dos experimentos, é CORRETO afirmar:
O meio B é hipotônico em relação ao meio intracelular.
O meio A é isotônico em relação ao meio intracelular.
O meio C é hipertônico em relação ao meio intracelular.
O meio B é isotônico em relação ao meio intracelular.
O meio A é hipotônico em relação ao meio intracelular.
Uma característica da célula viva é sua habilidade de regular o que entra e sai do seu citoplasma. Esta é a função da membrana plasmática, estrutura dinâmica cujos componentes se movimentam, mudam e realizam papéis fisiológicos vitais que permitem às células interagir umas com as outras e com moléculas do ambiente, regulando o tráfego de substâncias dentro e fora da célula. (Purves et al., 2005). Com base na estrutura e composição da membrana plasmática, julgue os itens a seguir em verdadeiros (V) ou falsos (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta do julgamento feito:
( ) Os fosfolipídios constituem o principal componente da membrana e apresentam regiões hidrofílicas e hidrofóbicas, característica fundamental para estabelecer uma interface entre o meio intracelular e o meio extracelular.
( ) As proteínas periféricas de membrana não estão embebidas na bicamada, mas associadas a regiões às regiões expostas das proteínas integrais de membrana.
( ) De acordo com o modelo do mosaico-fluido, as proteínas e os lipídeos da membrana são dependentes uns dos outros e interagem de forma covalente.
V, V e V.
V, V e F.
V, F e V.
F, V e F.
A membrana plasmática é uma estrutura celular que separa o conteúdo celular do meio circundante, mantendo assim, a estabilidade do ambiente interno da célula. Nela ocorrem vários tipos de transportes. Sobre os tipos de transportes que ocorrem através da membrana plasmática, assinale a opção correta:
A osmose é um tipo de transporte ativo, onde há gasto de energia pela célula;
Na difusão simples, as substâncias entram e saem da célula espontaneamente;
O transporte dos íons sódio e potássio através da membrana das células, se faz por difusão facilitada;
A endocitose é um tipo de transporte passivo, onde substâncias são capturadas e englobadas pela célula.
A membrana plasmática é responsável pela manutenção da integridade da célula. Para que a integridade da célula seja garantida, a membrana tem o papel de
atuar como controle de entrada e saída da energia metabólica.
atuar como interfase entre o citoplasma e o ambiente extracelular.
estabelecer, exclusivamente, sistemas de entrada e saída de lipídios.
controlar entrada e saída de H2O.
As membranas plasmáticas são constituídas basicamente por fosfolipídios e proteínas. No que diz respeito às características desse envoltório celular, é CORRETO afirmar que:
As membranas celulares têm em sua constituição os chamados fosfolipídios, os quais têm um arcabouço de glicerol, que é a cabeça hidrofílica e duas caudas de ácidos graxos, que são hidrofóbicas. As caudas hidrofóbicas ficam de frente uma para outra e formam uma dupla camada.
As substâncias hidrossolúveis, como o gás oxigênio e o gás carbônico, atravessam as membranas dissolvendo-se na dupla camada lipídica. As substâncias lipossolúveis, por sua vez, como íons e glicose, atravessam a membrana por meio de canais ou com o auxílio de proteínas carreadoras.
As denominadas proteínas periféricas pertencem ao grupo de proteínas presente na membrana celular que se encontram ancoradas ou nela inseridas por meio de interações hidrofóbicas. Essas proteínas são capazes de atravessar a membrana celular.
As membranas plasmáticas possuem determinadas regiões que permitem conexões intercelulares, como, por exemplo, as zônulas de oclusão e as junções comunicantes. No caso das zônulas de oclusão, elas são comuns na maioria das células, com exceção das células epiteliais, local em que são menos frequentes.
As células animais apresentam um envoltório externo, uma espécie de malha que envolve as células e retêm substâncias que podem alterar as condições naturais, podendo proteger contra agressões químicas e físicas. Ele é reconhecido como:
Celulose.
Microvilosidades.
Reticulo endoplasmático.
Glicolálix.
A fluidez da membrana celular é caracterizada pela capacidade de movimento das moléculas componentes dessa estrutura. Os seres vivos mantêm essa propriedade de duas formas: controlando a temperatura e/ou alterando a composição lipídica da membrana. Neste último aspecto, o tamanho e o grau de insaturação das caudas hidrocarbônicas dos fosfolipídios, conforme representados na figura, influenciam significativamente a fluidez. Isso porque quanto maior for a magnitude das interações entre os fosfolipídios, menor será a fluidez da membrana.
Representação simplificada da estrutura de um fosfolipídio

Assim, existem bicamadas lipídicas com diferentes composições de fosfolipídios, como as mostradas de I a V.

Qual das bicamadas lipídicas apresentadas possui maior fluidez?
I
II
III
IV
V
Leia as afirmativas a seguir:
I. Toda célula possui membrana plasmática, que é uma membrana seletivamente permeável.
II. Uma rede sem fio permite a conexão entre computadores através de cabos, apenas.
III. Ao enviar mensagens profissionais de e-mail, deve-se utilizar uma linguagem clara e coerente.
Marque a alternativa CORRETA:
Nenhuma afirmativa está correta.
Está correta a afirmativa I, apenas.
Estão corretas as afirmativas II e III, apenas.
Estão corretas as afirmativas I e III, apenas.
Todas as afirmativas estão corretas.
A estrutura apresentada a seguir aparece, com algumas modificações, em diversos componentes das células vivas. Embora uma ou outra molécula se altere, o padrão de organização é bem conservado nas organelas mais comuns.

Fonte: Alberts, Bruce. et. al. Biologia Molecular da Célula. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. p.618.
No entanto, entre as alternativas a seguir há a descrição de uma organela que não apresenta a estrutura ilustrada. Identifique-a:
Organela que realiza o conjunto de reações conhecido como ciclo do ácido cítrico ou dos ácidos tricarboxílicos.
Organela que degrada ácidos graxos e desintoxica células eucarióticas por meio da enzima catalase.
Organela que converte os lipídios de sementes oleaginosas em carboidratos para viabilizar o deslocamento de nutrientes solúveis para o embrião durante a germinação.
Organela derivada da zona satélite de certos cromossomos na qual ocorre transcrição para a produção de RNA ribossomal.
Na reciclagem da membrana plasmática animal, as células mantêm o seu tamanho pelos processos de retirada da membrana na superfície celular que será compensada pela devolução das membranas que envolvem as vesículas de secreção. Marque a alternativa que indica os processos responsáveis pela retirada da membrana na superfície celular.
Transporte ativo e difusão facilitada
Transporte passivo e difusão facilitada
Fagocitose e pinocitose
Difusão passiva e pinocitose
Difusão facilitada e pinocitose
Enquanto a bicamada lipídica determina a estrutura básica das membranas biológicas, as proteínas são responsáveis pela maioria das funções da membrana, servindo como receptores específicos, enzimas, transportadores, e assim por diante (Alberts, 2017). Observe a imagem abaixo.
2 representa uma proteína com múltiplas α-hélices, onde suas porções hidrofóbicas atravessam a bicamada e interagem com as caudas hidrofóbicas dos fosfolipídios. Como exemplo, podemos citar o transportador de glicose.
8 representa uma proteína transmembrana, fazendo parte da estrutura polipeptídica em α- hélice.
3 representa uma estrutura em barril, formando um canal aquoso, composto exclusivamente por estruturas em α-hélices.
5 refere-se a uma proteína insolúvel, cuja a ancoragem na membrana se dá pela sua estrutura polipeptídica.
6 apresenta oligossacarídeos em sua constituição, podendo se apresentar nos dois lados da bicamada. Por apresentar sequências inseridas na bicamada é considerada uma proteína transmembrana.
O mosaico fluido, em função de sua organização molecular caraterística e da dinâmica que esta organização confere à estrutura, permite o transporte de substâncias entre a célula e o meio, configurando-se como exemplo:
O transporte ativo primário, em que uma substância se desloca a favor do gradiente eletroquímico com consumo imediato de ATP.
A difusão simples de compostos apolares, utilizando proteínas integrais que funcionam como poros funcionais.
O transporte ativo secundário, contra o gradiente, impulsionado por movimento iônico a favor de seu próprio gradiente de concentração.
Canal iônico, contra o gradiente eletroquímico, independente de mediação.
Transporte iônico mediado por ionóforo, contra o gradiente eletroquímico.
A comunicação citoplasmática entre células vizinhas difere em células vegetais e células animais: nas vegetais, a comunicação é mediada por junções comunicantes presentes na parede celular, enquanto, nas animais, a comunicação ocorre por ação dos plasmodesmos.
Certo
Errado
Na figura abaixo, duas células foram colocadas em meio com solução hipotônica. O influxo de água causou o rompimento da célula I, o que pode ser explicado pela ausência de parede celular, estrutura muito comum na célula II, que permaneceu intacta.

Internet: <www.fcav.unesp.br>.
Certo
Errado
Considerando as propriedades do mosaico fluido em função de seus componente> de natureza lipídica, essas balsas apresentam caracteriticas que incluem:
Extrema fluidez, adequada para eventos bioquímicos envol vidos em fusão de membranas.
Pequena interação com proteínas integrais ou periféricas por força das ligações covalentes entre colesterol e eslingolipídeos.
Concentração de proteínas envolvidas em um mesmo evento bioquímico, graças à maior estabilidade da bicamada nessas regiões.
Grande simetria entre a> duas monocamadas, que exibem praticamente a mesma composição de l i pídcos e proteínas
Alto teor de glicoproteínas distribuídas na camada interna.. com função associada à recepção e estímulos.