Biologia Reino Animal Fisiologia Animal

O TEXTO ABAIXO SE REFERE À QUESTÃO 67


            As orelhas da lebre (Lepus alleni) são finas e incrivelmente grandes. Elas fornecem à lebre o sentido de audição aguçado, importante defesa contra predadores. As orelhas também ajudam a lebre a perder calor. O sangue que flui em cada rede de vasos das orelhas transfere calor para o ar circundante. Ás vezes, no entanto, o fluxo sanguíneo na orelha pode ser comprometedor... Ao longo de sua vida, a lebre enfrenta os mesmos desafios de qualquer outro animal, independente de ser hidra, falcão ou humano. Todos os animais precisam obter oxigênio e nutrientes, lutar contra infecções e produzir filhotes... As soluções para os desafios de sobrevivência variam entre ambientes e espécies, mas para a lebre e outros animais, resultam com frequência numa combinação de forma e função. (Adaptado)

CAMPBELL, Neil; REECE, Jam B. Biologia 8. ed Porto Alegre: Artmed, 2010, p.852.


Sobre as características morfofisiológicas exibidas pela lebre e outros animais da mesma Classe, analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.


I. A ocorrência de uma estrutura muscular que separa as cavidades torácica e abdominal, com importante papel na respiração.

II. Células sanguíneas vermelhas anucleadas caracterizam os mamíferos de diferentes ordens.

III. Mamíferos compartilham a dupla circulação com as aves, o que confere grande eficiência metabólica.

IV. Nos mamíferos, em condições fisiológicas normais, os excretas nitrogenados aparecem na forma de ácido úrico.


  • A.

    Somente I e III estão corretas

  • B.

    Somente II e III estão corretas

  • C.

    Somente I e II estão corretas

  • D.

    Somente II e IV estão corretas

  • E.

    Somente III e IV estão corretas