Imagem de fundo

A análise de haplótipos do cromossomo Y por amplificação e genotipagem é muito informat...

A análise de haplótipos do cromossomo Y por amplificação e genotipagem é muito informativa nos casos em que se deseja estabelecer vínculos familiares em linhagens patrilineares. Assinale a alternativa que descreva a característica do cromossomo Y, na qual se baseia o procedimento.
A
Os genes do cromossomo Y, por serem bem menores do que o cromossomo X, sofrem menos polimorfismos preservando assim os minissatélites e microssatélites informativos.
B
A região não recombinante do cromossomo Y compreende aproximadamente 95% de sua extensão o que faz com que descendentes e ascendentes masculinos revelem o mesmo padrão polimórfico.
C
As regiões pseudo-autossômicas do cromossomo Y, por serem relativamente pequenas, são mais conservadas e, portanto, são preservadas ao longo de várias gerações.
D
Durante a meiose ocorre o crossing over X-Y da região compreendendo o lócus Xq21 que contém duas sequências codificantes presentes em baixa frequência na população e que são altamente informativas.
E
Devido ao seu tamanho relativamente pequeno, foi possível caracterizar no cromossomo Y o chamado haplótipo mínimo que consiste em regiões com raras mutações.