

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Atualmente, os mamíferos estão classificados em 20 ordens, que incluem animais como elefantes, baleias, lobos, macacos, coelhos, gambás entre outros. São conhecidas três linhagens de mamíferos: os monotremados, os marsupiais e os eutérios. Essas linhagens compartilham muitas características em comum, porém algumas características estão presentes em uma determinada linhagem, mas ausente em outra.
Esse é o caso
da postura de ovos, presente em marsupiais, mas ausente em monotremados.
do mamilo, presente marsupiais, mas ausente em monotremados.
do útero, presente em eutérios, mas ausente em marsupiais.
da placenta, presente em eutérios, mas ausente em marsupiais.
do âmnion, presente em eutérios, mas ausente em marsupiais.
A formação do tubo nervoso ocorre de maneira diferente nos diversos grupos de animais. Nas aves, por exemplo, o fechamento do tubo nervoso progride da cabeça em direção à cauda. Nos mamíferos, o fechamento inicia-se em diversos pontos ao longo da placa neural. Alguns tipos de malformação congênita neurológica devem-se exatamente a falhas no fechamento de uma ou de outra parte do tubo nervoso que dará origem ao sistema nervoso central, composto pelo encéfalo e pela medula espinal. No caso do ser humano, identifique abaixo: uma falha no fechamento da porção anterior do tubo nervoso causa (I) e uma falha no fechamento da porção posterior do tubo nervoso causa (II). Assinale a alternativa que substitui corretamente os itens (I) e (II) do texto.
I.microcefalia, II.mielite.
I.espinha bífida, II.anencefalia.
I.hidrocefalia, II.mielite.
I.mielite, II.microcefalia.
I.anencefalia, II.espinha bífida.
Nos mamíferos, a regulação da temperatura corporal envolve mecanismos fisiológicos complexos controlados pelo sistema nervoso e endócrino. Nesse sentido, é correto afirmar que:
a sudorese e a vasodilatação são respostas ativadas pelo hipotálamo quando os termorreceptores cutâneos detectam elevação da temperatura.
a vasoconstrição periférica é estimulada pelo aumento da temperatura corporal, promovendo maior dissipação de calor pela pele.
a termogênese por tremor muscular é mediada pela liberação de adrenalina, enquanto o tecido adiposo marrom atua apenas em aves.
a hipófise posterior secreta hormônios responsáveis pela ativação direta das glândulas sudoríparas e pela redução do metabolismo basal.
Um biólogo, responsável por catalogar espécies coletadas em uma expedição feita por voluntários em uma área de mangue que está em processo de recuperação ambiental, depara-se com um espécime que apresenta placenta verdadeira, presença de pelos e músculo diafragma. Com base nessas características, esse espécime pertence ao grupo denominado
Aves.
Osteichthyes.
Amphibia.
Mammalia.
Reptilia.
A medula renal dos procionídeos quati e jupará e dos felinos onça-pintada e jaguatirica não é subdividida claramente em pirâmides renais; suas papilas renais são fusionadas, formando a crista renal; o córtex e a medula não aparecem divididos externamente; nessas espécies, o rim é classificado como unificado.
Certo
Errado
Uma equipe monitora uma população de pequeno mamífero em fragmentos florestais. Duas sessões de captura e recaptura sugerem variação de detectabilidade por isca atrativa recente.
Com base em amostragem de populações, assinale a alternativa que reduz vieses e melhora a estimativa.
Adotar desenho robusto com períodos primários e secundários, padronizar esforço e modelar heterogeneidade de captura por covariáveis.
Aumentar isca para todas as armadilhas e estimar abundância por contagem direta em trilhas fixas, mantendo esforço variável.
Agregar dados de todos os fragmentos em um único conjunto e calcular média de capturas por noite.
Remover isca na segunda sessão e assumir detectabilidade constante, evitando modelagem mais elaborada.
Filtrar recapturas para conservar somente primeiras capturas e estimar abundância por razão simples entre sessões.
A espécie humana pertence ao grupo dos vertebrados, classe dos mamíferos. Os vários grupos de mamíferos evoluíram em linhagens diferentes, originando várias ordens. Os primatas podem ser classificados em dois grupos: prossímios e antropoides. O homem está na classificação antropoides hominoides. Qual outro primata encontra-se na mesma classificação dos homens?
Assinale a alternativa CORRETA.
Társios.
Chipanzé.
Lêmures.
Macaco-prego.
Analise as alternativas a seguir.
I. Mammalia.
II. Chordata.
III. Hominídeos.
IV. Primatas.
Os itens anteriores se referem, respectivamente, a quais categorias dentro da classificação biológica, segundo Lineu, da espécie humana?
Ordem; Classe; Filo; Família.
Família; Filo; Ordem; Classe.
Classe; Família; Filo; Ordem.
Classe; Filo; Família; Ordem.
Assinale corretamente um exemplo de classificação dos serem vivos denominada Infraclasse.
Primata.
Placentalia
Homininae.
Chordata
Sobre a classe dos mamíferos, relacione as subclasses na coluna à esquerda aos animais na coluna à direita
(1) Marsupiais
(2) Monotremados
(3) Placentários
( ) Girafas e cavalos.
( ) Ornitorrincos e equidnas.
( ) Cangurus e gambás.
( ) Coelhos e camundongos.
A sequência correta é
2 – 3 – 2 – 1.
2 – 1 – 3 – 2.
3 – 1 – 2 – 3.
3 – 2 – 1 – 3.
3 – 2 – 3 – 1.
Canidae é uma família de mamíferos pertencente à ordem Carnivora, abrangendo cães, lobos, chacais, coiotes e raposas, com espécies distribuídas globalmente, exceto na Antártica. Se observamos a nomenclatura binomial do cão doméstico (Canis familiaris), do lobo (Canis lupus) e do coiote (Canis latrans), podemos dizer que estes indivíduos pertencem ao mesmo:
gênero
espécie
subespécie
raça
Determinado professor sorteou quatro alunos para escreverem os nomes de quatro espécies, conforme classificação de Lineu. O aluno 1 escreveu o nome da espécie do cachorro; o aluno 2 escreveu o nome da espécie do gato; o aluno 3 escreveu o nome da espécie do urso; e o aluno 4 o nome da espécie do cavalo; Observe:
Aluno 1: canis Familiaris
Aluno 2: Felis catus
Aluno 3: Ursus Maritimus
Aluno 4: Equus caballus
Os alunos que escreveram corretamente os nomes das espécies, segundo a classificação de Lineu, foram:
1 e 3.
1 e 4.
2 e 3.
2 e 4.
Ao analisar a caracterização dos grupos animais, Sadava (2009) contextualiza os aspectos que diferenciam o grupo formado pelos ectotérmicos e pelos endotérmicos. Assim, leia os enunciados a seguir, marque V (verdadeiro) e F (falso) e, depois, assinale a alternativa correspondente.
[ ] A temperatura corporal dos ectotérmicos é determinada principalmente por fontes externas de calor. Os endotérmicos podem regular sua temperatura corporal variando suas taxas de produção de calor metabólico.
[ ] O comportamento é uma importante adaptação termorreguladora.
[ ] Há três vias de troca de calor com o meio ambiente
[ ] Adaptações do sistema circulatório, como a troca de calor em contracorrente, podem neutralizar o calor metabólico.
[ ] Dentro da zona termoneutra, os endotérmicos em repouso têm uma taxa metabólica basal (TMB) que se correlaciona com o tamanho corporal.
V, V, F, F, V
F, F, V, V, F
F, F, V, V, V
V, V, V, F, F
F, V, F, V, F
Os órgãos do sistema respiratório dos mamíferos não ficam na cavidade geral do corpo, como em outros grupos de vertebrados pulmonados, eles ficam em um compartimento próprio e expansível a qual se denomina caixa torácica. Na expiração ocorre uma elevação do diafragma ao relaxar, havendo uma saída de ar dos pulmões. O que ocorre com a caixa torácica e com a pressão interna na expiração?
Diminuição do volume da caixa torácica e da pressão interna.
Aumento do volume da caixa torácica e diminuição da pressão interna.
Aumento do volume da caixa torácica e da pressão interna.
Diminuição do volume da caixa torácica e aumento da pressão interna.
Uma adaptação de _____________, compartilhada apenas com os mamíferos, é a presença de um palato secundário completo. Essa inovação empurrou as narinas internas dos animais para a parte posterior, permitindo que eles respirem quando sua boca está preenchida com água, alimento ou ambos. Além disso, assim como as aves e os mamíferos, esses animais possuem um coração dividido em quatro câmaras, com átrios e ventrículos completamente separados.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
anfíbios
lagartos
tartarugas
serpentes
crocodilianos
Os morcegos são seres envoltos em crenças e, muitas vezes, podem causar medo nas pessoas porque algumas espécies desses animais alimentam-se de sangue. Mas, grande parte dos morcegos desempenha funções muito importantes na natureza, como a dispersão de sementes, a polinização de inúmeras plantas e o controle das populações de insetos. Esses mamíferos, classificados como quirópteros, apresentam diversos hábitos comportamentais, sendo correto afirmar que o morcego
Desmodus rotundus alimenta-se de sangue de mamíferos e aves, sendo reduzidas as chances de se alimentar de sangue humano.
se encontra no topo de uma cadeia alimentar, não tendo predadores em ambientes naturais para controlar sua população.
frugívoro frequentemente ataca pessoas realizando voos rasantes, pois elas interferem em seu sistema de ecolocalização.
denominado “vampiro” é o principal transmissor de raiva no Brasil, pois para sugar sangue ele elimina saliva com anticoagulante e anestésico.
se encontra distribuído em todos os biomas terrestres, sendo a região neártica a que apresenta a maior diversidade desse grupo.
O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é um animal onívoro, alimentando-se principalmente de pequenos animais (insetos, roedores e aves) e frutos silvestres, sendo um importante dispersor de sementes. É um animal solitário, não forma grupos como outras espécies de canídeos. De comportamento esquivo, inicia suas atividades ao pôr-do-sol, entrando noite adentro. Suas orelhas compridas, somada ao excelente olfato e audição, ajudam a localizar as presas.
Adaptador de: https://www.ufrgs.br/faunadigitalrs/mamiferos/ordem-carnivora/familia-canidae/lobo-guarachrysocyon-brachyurus/.
Com base no texto acima, ao descrever as características do lobo-guará, estamos falando sobre:
a cadeia alimentar do animal.
o nicho ecológico do animal.
a biomassa do animal.
o habitat do animal.
a pirâmide de energia do animal.
São organismos onívoros, EXCETO:
homem.
gambá.
caranguejo.
veado.
tordo.
Analise as afirmativas a seguir.
I. São animais que mantêm a temperatura do corpo graças a reações internas do metabolismo.
II. São animais que mantêm relativamente constante a temperatura do corpo, independentemente da temperatura do ambiente.
III. O coração desses animais possui dois átrios e dois ventrículos, e o sangue passa duas vezes pelo coração em uma volta completa pelo corpo.
As características descritas em I, II e III são encontradas nos:
Peixes e anfíbios.
Répteis e anfíbios.
Aves e mamíferos.
Mamíferos e répteis.
Como as plantas não podem se mover para encontrar um parceiro para reprodução, muitas desenvolveram estratégias para atrair polinizadores, como por exemplo, os morcegos. Estes animais são atraídos por características estratégicas específicas das flores. Considerando as flores polinizadas por morcegos, assinale a opção CORRETA:
Oferecem uma abundante reserva de néctar, mas sem emitir odor.
Produzem néctar em grande quantidade e apresentam coloração vistosa.
Exibem coloração discreta, porém com uma grande reserva de néctar.
Apresentam uma coloração vistosa e emitem um forte odor.