Questões de Concurso sobre Meio Ambiente

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.238 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A utilização de espécies bioindicadoras, como os macroinvertebrados bentônicos, tem sido frequente na avaliação de impactos ambientais e monitoramento biológico. A razão pela escolha dessas espécies de bioindicadores se deve


A

à alta mobilidade e densidade dos macroinvertebrados bentônicos, sendo, portanto, representativos da área na qual foram coletados.


B

aos ciclos de vida relativamente longos que irão, portanto, refletir mais rapidamente as modificações do ambiente por meio de mudanças na estrutura das populações e comunidades.


C

ao fato de estes animais se alimentarem na superfície da água, onde as toxinas tendem a acumular.


D

ao fato de as comunidades de macroinvertebrados bentônicos apresentarem baixa diversidade biológica, o que favorece um melhor controle das respostas frente a diferentes tipos de impactos ambientais.


E

ao fato de os macroinvertebrados serem importantes componentes dos ecossistemas aquáticos, formando como um elo entre os produtores primários e servindo como alimento para muitos peixes, além de apresentarem papel fundamental no processamento de matéria orgânica e ciclagem de nutrientes.

Ano: 2019
Prova: FUNDATEC - Prefeitura de Sapucaia do Sul - Professor - Área: Ciências - 2019

Espécies exóticas invasoras são aquelas que se expandem para além do local onde foram introduzidas e passam a afetar negativamente as espécies nativas. A introdução de espécies pelo ser humano ocorre de maneira acidental ou intencional, e é considerada a segunda principal causa de perda da biodiversidade no mundo, pois altera ciclos biológicos e provoca a eliminação de espécies nativas. Assinale a alternativa que apresenta apenas espécies exóticas, da fauna e da flora, invasoras no Rio Grande do Sul.


A

Mexilhão-dourado (Limnoperna fortunei), tilápia (Tilapia rendalli), cerejeira (Euginvo lucrataenia) e pinheiro (Pinus sp.).


B

Jacaré-do-papo-amarelo (Caiman latirostris), javali (Sus scrofa), uva-do-Japão (Hovenia dulcis) e ligustro (Ligustrum spp.).


C


Cervo-do-Pantanal (Blastocerus dichotomus), javali (Sus scrofa), capim-annoni (Eragrostis plana) e ligustro (Ligustrum spp.).


D

Pardal (Passer domesticus), rã-touro (Lithobates catesbeianus), capim-annoni (Eragrostis plana) e cerejeira (Eugenia involucrata).


E

Mexilhão-dourado (Limnoperna fortunei), rã-touro (Lithobates catesbeianus), capim-annoni (Eragrostis plana) e uva-do-Japão (Hovenia dulcis).

O processo pelo qual os rios vão sendo aterrados pelos materiais retirados do solo é denominado:

A
pedolação.

B
matacões.

C
eutrofização.

D
erosão.

E
assoreamento.

O aquecimento global é uma das grandes preocupações da atualidade, noticiado constantemente pela mídia. Calcula-se que no século passado a temperatura teve um aumento de aproximadamente 0,6°C e que nos próximos cem anos, aproximadamente, a Terra deverá aquecer em até mais 2°C. O agravamento do efeito estufa pode ser considerado um dos fenômenos responsável por esse aquecimento global. É correto afirmar que o agravamento do efeito estufa é causado


A

pela evaporação dos cursos d`água que ocasiona isolamento da crosta em relação à atmosfera.


B

pela destruição da camada de ozônio, que se forma entre 12 km e 50 km de altura e protege o planeta contra a radiação ultravioleta.


C

por grande concentração de nitrogênio na atmosfera em decorrência das atividades agropastoris.


D

pela redução da quantidade de O2 devido aos desmatamentos.

Os aterros sanitários são, atualmente, a forma de disposição de resíduos sólidos mais utilizada em diversos países, inclusive no Brasil. Entre suas características construtivas, um aterro sanitário deve conter estruturas de drenagem e de tratamento de gases e lixiviado, drenagem superficial de águas pluviais, impermeabilização da fundação e camada de cobertura diária, intermediária e final dos resíduos (ABNT, 1984; 1997; 2010).

Quando se utiliza esse tipo de disposição, os resíduos são aterrados e as frações biodegradáveis se decompõem por meio de uma complexa série de reações microbianas e químicas, além de alterações físicas, sendo o resultado final a produção do biogás.


Considerando essas informações, avalie as assertivas a seguir:


I- O biogás é constituído basicamente de metano (CH4), dióxido de carbono (CO2) e gases traços, tais como diversos compostos orgânicos voláteis não metânicos, que podem ser tóxicos.

II- O CH4 e o CO2 são os principais gases indutores do aumento do efeito estufa no planeta.

III- A emissão de biogás em aterro sanitário depende de diversos fatores, como as características climáticas locais, a eficiência do sistema de captação de gases e da camada de cobertura e a composição gravimétrica dos resíduos aterrados.


É correto o que se afirma em:


A

I, apenas.


B

I e II, apenas.


C

I, II e III.


D

II e III, apenas.

Ano: 2019
Banca: ADVISE
Prova: ADVISE - Prefeitura - Professor de Educação Básica II - Área Biologia - 2019

Considere o fragmento a seguir:


O aumento significativo da produção de alimentos é o resultado da modernização do campo e da introdução de novas técnicas agrícolas, principalmente no mundo desenvolvido onde é maior o nível de capitalização e onde são utilizadas as mais avançadas tecnologias. No entanto, essa revolução vem provocando uma série de impactos ambientais em ecossistemas agrícolas.

SENE, Eustáquio; MOREIRA, João C. Espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 1988. (Adaptação).


Entre as explicações para esses impactos ambientais, temos:


1. A monocultura praticada em grandes extensões de terra, não causa desequilíbrios nas cadeias alimentares, contudo favorece a proliferação de pragas.

2. A pratica da agricultura nas encostas das montanhas e relevos com grandes níveis de declividade favorece o revolvimento dos solos, promovendo o transporte dos nutrientes pelas águas das chuvas.

3. O uso intensivo de agrotóxicos provoca a proliferação de linhagens resistentes de pragas, forçando o uso de pesticidas cada vez mais potentes, os quais podem prejudicar a saúde dos trabalhadores que os manuseiam as culturas, assim como a dos consumidores de alimentos contaminados.

4. A utilização indiscriminada de agrotóxicos acelera a contaminação do solo e seu empobrecimento, ao impedir a proliferação de micro-organismos fundamentais para a sua fertilidade.


Estão CORRETAS os itens:


A

I e II, apenas;


B

I e III, apenas;


C

II e III, apenas;


D

III e IV, apenas;


E

II, III e IV, apenas.

Considerando as informações adequadas para a melhor preservar o ambiente e as propriedades dos materiais, é correto afirmar:


A

A incineração de plásticos que contêm polietileno é um processo adequado de diminuição do lixo sólido.


B

O uso de embalagens plásticas confeccionadas com polímeros biodegradáveis é uma alternativa que contribui para a preservação ambiental.


C

A utilização de transporte público que utiliza biodiesel como combustível evita a liberação de dióxido de carbono, CO2(g), para o ar atmosférico.


D

O lixo orgânico deve ser separado de outros resíduos e descartado em lixões, porque ao se decompor, forma substâncias que não podem ser reaproveitadas.

O Sol e a Lua são os corpos celestes mais próximos da realidade humana na Terra. Apesar de os povos, desde os primórdios da história, serem curiosos a respeito das estrelas e do universo como um todo, o Sol e a Lua têm sido os principais atores em nosso magnífico teatro celestial. No Egito Antigo, os eclipses do Sol eram explicados como sendo ataques de uma serpente ao barco que transportava o Sol pelo céu. Os antigos chineses acreditavam que um imenso dragão estava engolindo o Sol. No entanto, os eclipses não causavam medo a todas as civilizações antigas. Os esquimós, por exemplo, interpretavam tais fenômenos como sinais de boa sorte. A respeito do Sistema Solar e dos movimentos da Terra, Sol e Lua, assinale a alternativa incorreta:


A

Os pescadores que vivem no litoral conhecem muito bem a regularidade da subida e descida do nível do mar, as quais estão associadas à fase da Lua e ao período do dia


B

O movimento anual aparente do Sol na esfera celeste pode ser entendido através da translação da Terra em torno do Sol


C

Eclipse lunar é quando a Lua atravessa a sombra da Terra


D

O fenômeno que ocorre quando a Lua projeta sua sombra na superfície terrestre é conhecido como Eclipse Lunar

Sabe-se que fenômeno químico é todo aquele em que ocorre a transformação da matéria com alteração de sua composição. Assinalar a alternativa que apresenta um fenômeno físico:


A

Combustão do fósforo.


B

Formação de ferrugem.


C

Fermentação do pão.


D

Evaporação da água.

Leia a notícia abaixo:


A COMLURB retirou 21,8 toneladas de peixes mortos da Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Rio, até o fim da manhã desta sexta-feira (21).


Na manhã de quinta, uma grande quantidade de peixes mortos boiando chamou a atenção de quem passava pelo local. Segundo o biólogo Mario Moscatelli, as mortes dos peixes podem ter sido causadas por um conjunto de fatores.


"A princípio, você tem lançamento de esgoto, tem o canal do Jardim de Alah que está assoreado e não está havendo troca de água. E esse maçarico ligado. Eu já entrei aqui dentro da água e a água parece banho-maria. Não tem oxigênio para os peixes e o bicho está morrendo", explicou o biólogo.


Fonte: https://g1.globo.com/rj/rio-dejaneiro/ noticia/2018/12/21/toneladas-de-peixesmortos- sao-retirados-da-lagoa-rodrigo-defreitas. ghtml em 10/02/2019


Esse fenômeno é muito conhecido pelos biólogos e piora significativamente em dias onde as temperaturas são elevadas. O processo no qual levou a mortandade elevada dos peixes é chamada de



A

Magnitude trófica.



B

Eutrofização.



C

Inversão Térmica.



D

Estufa Aquática.


A perda de solo em função do escoamento da água das chuvas em áreas agrícolas pode ocorrer de forma bastante intensa, principalmente quando a área apresentar um declive acentuado. Para minimizar a perda de solo, recomenda-se que as culturas agrícolas nessas áreas sejam


A

semeadas entre as épocas das chuvas e de estiagem da região.


B

plantadas em linhas denominadas curvas de nível.


C

colhidas na época de estiagem da região.


D

fertilizadas com adubos nitrogenados e fosfatados.


E

adubadas com compostos orgânicos e biofertilizantes líquidos.

No passado, as mudanças do clima decorreram de fenômenos naturais e garantiram a permanência da diversidade de formas de vida na Terra. Contudo, a alteração dos últimos 50 anos tem sido atribuída às atividades humanas. Atualmente as temperaturas médias globais são as maiores dos últimos 500 anos. Caso não haja mudanças, observaremos neste século um acréscimo médio da temperatura global de 2°C a 5,8°C, de acordo com os dados do 4° Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), de 2007. Fonte: BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Disponível em . Acessado em 15 de julho de 2019.


A partir da análise do contexto, indique qual das atividades abaixo relacionadas NÃO potencializa o problema em questão


A

Liberação de monóxido de carbono.


B

Utilização de hidrofluorcarbonos.


C

Produção do gás metano.


D

Intensificação da chuva ácida.


E

Emissão de dióxido de carbono.

Após seis meses do encerramento da deposição de resíduos sólidos em um aterro e impermeabilização da superfície do terreno, a unidade de tratamento de gás desse aterro deverá ser desativada.

C
Certo

E
Errado

Durante a evolução do planeta terra, gradativamente se formou uma barreira natural composta pela camada de ozônio, que permitiu uma proteção natural contra a incidência dos raios ultravioletas do sol. Essa camada protetora foi fundamental para o desenvolvimento da vida no planeta, visto que o excesso desse tipo de radiação é nocivo e pode ocasionar danos ao DNA dos organismos vivos. Vários pesquisadores afirmam que a camada de ozônio vem sendo progressivamente destruída pela ação humana. Com base nessas informações, assinale alternativa que indica corretamente um dos gases que mais vem ocasionando o chamado “buraco na camada de ozônio”.


A

Clorofluorcarboneto.


B

Clorofluorbutano.


C

CO2.


D
CFCl6

E

Dióxido de enxofre.

O tratamento de efluentes é fundamental para a preservação dos corpos de água e saúde da população e envolve diferentes etapas.


Qual etapa do tratamento é considerada tratamento biológico, por depender diretamente da ação de micro-organismos e ter como principal objetivo a redução da demanda bioquímica de oxigênio?


A

Tratamento avançado.


B

Tratamento preliminar.


C

Tratamento primário.


D

Tratamento secundário.

“[...] Há cerca de 2,7 bilhões de anos, que os processos fotossintéticos fazem com que as plantas verdes misturem água e sais minerais (vindos de baixo) com luz solar e dióxido de carbono (vindos de cima), estabelecendo as interações entre a litosfera/hidrosfera da Terra e sua atmosfera. Os relâmpagos transformaram o nitrogênio da atmosfera no fertilizante primordial, indispensável ao desenvolvimento da biomassa na Terra. Dessa forma, os processos fotossintéticos convertem luz solar em energia química na forma de carboidratos, os quais são a base da alimentação dos organismos superiores, inclusive do ser humano”.


(Aldo Rebouças, Uso inteligente da água. São Paulo: Escrituras, 2004.p.23).


Com relação à modificação do meio abiótico pelos seres vivos, assinale a alternativa INCORRETA:


A

A retirada progressiva do CO2 da atmosfera da Terra pelos processos geológicos e biológicos contribuiu para a diminuição das temperaturas, possibilitando a formação de amplas coberturas de gelo.


B

Dentro do contexto, a Terra deve ser considerada como um imenso organismo vivo, capaz de obter energia para o seu funcionamento e de autorregular-se.


C

Na visão holística atual, somos levados a considerar que, sem água, não haveria vida na Terra, da mesma forma que, sem vida, a água não ocorreria na forma líquida em tão grande abundância.


D

O nitrogênio é muito importante para os seres vivos, pois faz parte da composição das proteínas e dos ácidos nucléicos. Os seres nitrificantes são fundamentais ao ciclo do nitrogênio, pois são responsáveis pelo seu retorno para a atmosfera.

Leia e interprete o texto abaixo:

Aquecimento global: década pode ser a mais quente da história.

Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia do Reino Unido - Met Office, o ano de 2015 foi o primeiro no qual a temperatura média global da superfície da Terra atingiu 1°C acima dos níveis pré-revolução industrial – geralmente, este nível é calculado levando em conta as temperaturas entre os anos de 1850 e 1900. Em todos os anos desde 2015, a temperatura média global ficou próxima ou ligeiramente acima desta marca. Agora, o Met Office afirma que esta tendência deve se manter ou até se fortalecer nos próximos cinco anos. "Acabamos de fazer as previsões deste ano, elas vão até 2023 e o que sugerem é um rápido aquecimento global", disse o professor Adam Scaife, chefe de previsão de longo prazo do Met Office. Muitos dos eventos climáticos extremos são consistentes com o que esperamos de um clima em transformação. Essa é uma realidade que precisamos encarar. A redução de emissões de gases do efeito estufa e as medidas de adaptação ao clima devem ser uma prioridade global", afirmou.


Disponível em:https://www.bbc.com/portuguese/internacional-47152178. Acesso em 12/11/2019.


Sobre o aquecimento global, julgue as afirmativas abaixo:

I – Metano e dióxido de carbono não interferem diretamente no efeito estufa sendo, portanto, considerados inertes na atmosfera.

II – Originalmente, o efeito estufa é um processo natural, indispensável para a preservação da vida no planeta Terra.

III - A camada de CO2 na atmosfera atua como um “filtro”, barrando as radiações ultravioletas oriundas do Sol.

IV - Entre outros agentes, os gases estufa (especialmente dióxido de carbono e gás metano) são os principais responsáveis pela intensificação do efeito estufa e consequente aquecimento desordenado do planeta.


Está correto o que se afirma em:


A

I e II, apenas.


B

II e III, apenas.


C

III e IV, apenas.


D

II e IV, apenas.


E

I, II, III e IV.

A pegada ecológica per capita é a quantidade de água e terra biologicamente produtiva necessária para fornecer a cada pessoa os recursos que ela usa e para absorver os resíduos gerados com o consumo desses recursos. Em outras palavras, trata-se de traduzir, em hectares (ha), a extensão de território que uma pessoa usa para se sustentar. As estimativas indicam que uso de recursos naturais pela população humana já ultrapassa a capacidade de regeneração do planeta. Com relação aos efeitos das atividades humanas que contribuem para o aumento da pegada ecológica, é correto afirmar que:


I- O uso do transporte público deve ser estimulado em vez do automóvel individual, em função do menor uso de combustíveis fósseis.

II- O estímulo ao consumo pode reduzir a pegada ecológica, pois a economia aquecida proporciona mais recursos para serem utilizados como investimentos em conservação dos recursos naturais.

III- A pegada ecológica será naturalmente reduzida com os avanços tecnológicos independentemente de uma mudança de comportamento de consumo de recursos naturais por parte da população, que é mais difícil ocorrer.

IV- A adoção do princípio dos 3 R’s diminui a pegada ecológica, pois a redução no uso de recursos, a reutilização de produtos e a reciclagem de materiais implicam uma menor demanda por extração desses recursos na natureza.

V- De modo geral, cidadãos de sociedades altamente industrializadas apresentam maiores pegadas ecológicas do que os membros de culturas ou sociedades menos industrializadas, pois, ao utilizarem recursos de todas as partes do mundo, afetam locais cada vez mais distantes, explorando essas áreas ou causando impactos por conta da geração de resíduos.


Assinale a alternativa correta:


A

Apenas as afirmativas I e V estão corretas.


B

Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.


C

Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.


D

Apenas as afirmativas I, IV e V estão corretas.


E

Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.

   
Gerar simulado