Questões de Concurso sobre Nomenclatura

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
193 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Algumas bactérias apresentam mecanismos de resistência a antibióticos com a formação de enzimas funcionais, que apresentam modificações estruturais permitindo que a bactéria continue com todas as suas funções metabólicas e de replicação. Muitos desses casos são de bactérias resistentes às quinolonas. Este tipo de mecanismo de resistência refere-se à(ao):


A

alteração do sítio alvo do antibiótico.


B

redução da permeabilidade da membrana.


C

sistema de efluxo de substâncias antimicrobianas.


D

produção de enzimas que degradam antibióticos.

A partir da teoria de Dalton, surgiu um novo significado para elemento químico, que passou a ser não mais considerado sinônimo de substância simples, mas sim um conjunto de átomos que possuem características semelhantes e que tomam parte da constituição das substâncias. De acordo com o exposto, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:


Substâncias _______________ são formadas por um único elemento, e substâncias _____________ são formadas por mais átomos de dois ou mais elementos. O ________ é um exemplo do primeiro conceito, e o _________, um exemplo do segundo conceito.


A

compostas | simples | NH₃ | N₂


B

simples | compostas | N₂ | NH₃


C

decompostas | simples | N₂ | NH₃


D

decompostas | compostas | NH₃ | N₂

As células com paredes secundárias geralmente são células mortas, estando presentes em tecidos como o xilema e o esclerênquima, tornando-os mais resistentes. Qual componente da parede secundária destas células é importante para que ocorra essa resistência?


A

Cloroplastos.


B

Fragmoplasto.


C

Plastídio.


D

Lignina.


E

Tonoplasto.

Considere que o soro fisiológico é uma solução de cloreto de sódio (NaCℓ) a 0,9%. Considere, ainda, que a massa molar do NaCℓ seja 58,44𝑔/𝑚𝑜ℓ. A concentração de cloreto de sódio no soro fisiológico, expressa em 𝑚𝑜ℓ/𝐿, é igual a:


A

0,058.


B

0,154.


C

0,900.


D

5,840.


E

9,000.

Família de plantas arbóreas, cujos principais exemplares estão relacionados à andiroba (Carapa guianensis Aubl), ao cedro (Cedrela odorata) e ao mogno (Swietenia macrophylla King):


A

Meliaceae.


B

Moraceae.


C

Melastomataceae.


D

Malpighiaceae.


E

Myristicaceae.

“As regras de nomenclatura são um conjunto de normas e recomendações, que governam a criação dos nomes científicos. Visam à estabilidade dos nomes científicos. Nesta ótica, é recomendado que: 1) um determinado tipo de organismo tenha somente um nome correto; 2) dois tipos diferentes de organismos não possuam o mesmo nome” (Fonte: UFSC/UAB). Sobre as regras da nomenclatura biológica, analise as assertivas abaixo:


I. Para a nomenclatura de subespécies formam-se trinomes com o epíteto específico escrito entre parênteses, como em Crotalus (durissus) terrificus e Crotalus (durissus) durissus.

II. A nomenclatura binomial proposta por Linné diz que as espécies são designadas por dois nomes (binomes): o epíteto genérico (inclusivo) e o epíteto específico (restritivo).

III. Nomes científicos são latinos ou latinizados e, por isso, nunca são acentuados.

IV. Os dois nomes de uma espécie devem aparecer destacados no texto, sublinhados isoladamente ou escritos em itálico ou ainda negrito.


Quais estão corretas?


A

Apenas I e III.


B

Apenas II e IV.


C

Apenas I, II e III.


D

Apenas II, III e IV.


E

I, II, III e IV.

A alternativa que melhor resume o conceito biológico de espécie é:


A

Agrupamento menor e mais homogêneo que pode ser reconhecido e distinto de outros agrupamentos.


B

Grupos de populações naturais intercruzantes, que estão isoladas reprodutivamente de outros grupos semelhantes.


C

Uma única linhagem de população ancestral e seus descendentes, que mantêm sua identidade em relação a outras linhagens e que possui suas próprias tendências evolutivas e destino histórico.


D

Uma população ou grupo de populações definido por uma ou mais características apomórficas.


E

Uma linhagem que ocupa uma zona adaptativa diferente daquela de outras linhagens na sua área de distribuição e que evolui separadamente de todas as linhagens fora desta distribuição.

A classificação dos seres vivos, realizada por Carl Woese, organiza os seres vivos em três domínios: Bacteria, Archaea e Eukarya.


Tal classificação foi fundamentada


A

nos estudos moleculares envolvendo RNA ribossômico dos organismos.


B

no metabolismo autotrófico e heterotrófico dos organismos.


C

na presença, ou ausência, de RNA de fita dupla como material genético.


D

no tipo de membrana plasmática presente em cada grupo de ser vivo.


E

na presença de envoltório nuclear e nos tipos de organelas membranosas.

Analise os nomes científicos da arara-canindé (Ara ararauna), da arara-vermelha (Ara chloropterus) e da araracanga (Ara macao), psitacídeos brasileiros.


As informações taxonômicas oferecidas pelos nos nomes científicos das aves permitem afirmar que as três araras pertencem


A

às mesmas subespécies de espécies diferentes.


B

a espécies diferentes da mesma família.


C

a filos diferentes da mesma classe.


D

à mesma espécie de gêneros diferentes.


E

a gêneros diferentes da mesma família.

De acordo com a regra de nomenclatura, a grafia correta do nome científico da capivara é:


A

Hydrochaeris


B

Hydrochoerinae


C

Hydrochoerus hydrochaeris


D

hydrochoerus hydrochaeris

O uso de anticorpos monoclonais é um campo em ascensão na medicina oncológica e outras especialidades. Na prática clínica, a nomenclatura desses anticorpos recebe os sufixos monab, ximab ou zumab, baseada no grau de:


A

humanização do anticorpo murino


B

pureza da molécula do princípio ativo


C

precisão de atingir somente as células-alvos


D

solubilidade do anticorpo no sangue humano

As plantas do gênero Pinus pertencem à classe Pinopsida, à ordem Pinaceae e à família Pinales.


C

Certo


E

Errado

A figura abaixo representa as relações evolutivas entre os grupos principais de plantas.



Imagem associada para resolução da questão



É correto afirmar que


A

as sementes originaram no ancestral de Gimnospermas e Angiospermas (III).


B

o grão de pólen é a novidade evolutiva das Angiospermas (IV).


C

os vasos condutores surgiram no ancestral de Briófitas (I).


D

os estômatos surgiram no ancestral de Pteridófitas (II).


E

a redução da fase gametofítica ocorreu entre III e IV.

"O Distrito de Nova Teutônia possui um acervo museológico. O Museu Entomológico Fritz Plaumann, é o maior conjunto entomológico das Américas e recebe inúmeros visitantes e estudiosos do Brasil e exterior, estabelecendo para Seara um turismo científico e cultural admirável".

Disponível em: https://seara.atende.net/cidadao/pagina/historia-do-municipio


O termo "entomológico" se refere ao tipo de elemento que compõem o acervo deste museu, que é formado por:


A

Pedras preciosas.


B

Objetos relacionados à produção de vinho.


C

Insetos.


D

Aves.


E

Relíquias.

Em 1735, Lineu propôs uma forma de classificação científica para os seres vivos, bem como regras para a nomenclatura biológica. Assinale a opção abaixo que contém as espécies zoológicas grafadas de acordo com o sistema lineano (gênero e epíteto).


A

Aedes Aegypti, Mantis Religiosa e Felix Catus.


B

aedes Aegypti, mantis Religiosa e felix Catus.


C

Aedes aegypti, Mantis religiosa e Felix catus.


D

aedes aegypti, mantis religiosa e felix Catus.


E

Aedes aegypti, Mantis religiosa e Felix catus.

Entre as espécies em extinção, carnívoras, da fauna brasileira, está o Felis colocolo, Família FELIDAE, conhecido, popularmente, como:


A

Sussuarana.


B

Onça-parda.


C

Gato-palheiro.


D

Jaguatirica.

Ano: 2022
Prova: FURB - Prefeitura - Educador Ambiental - 2022

A taxonomia que representa o trabalho relacionado à nomenclatura e à descrição das espécies teve uma grande contribuição do cientista Carl von Linné. De acordo com seus conhecimentos sobre taxonomia, está apresentada a espécie do cão doméstico: Canis familiares. Identifique a alternativa CORRETA sobre o esquema da classificação taxonômica dessa espécie:


A

Família Animalia.


B

Reino Mammalia.


C

Classe Canidae.


D

Filo Chordata.


E

Ordem Vertebrata.

Diversos cientistas propõem diferentes tipos de classificações dos seres vivos, no entanto, ainda a mais aceita é a que divide em cinco reinos, no entanto, seja qual for a classificação, é importante notar as características que levam determinados seres vivos a serem incluídos em um ou outro reino. Dentre esses diferentes reinos, surgiu uma apomorfia, ou seja, a uma novidade evolutiva dentro de um grupo, quando comparado a outro táxon ancestral próximo que não possui a característica em estudo e que os diferenciou. Abaixo segue a apomorfia:


"Formaram durante o desenvolvimento embrionário, um estágio embrionário denominado blástula, esta que origina a gástrula, fase embrionária que são "esboçados" os tecidos do novo ser."


Fonte: Amabis e Martho, 2004.


Identifique abaixo em qual reino houve o surgimento dessa apomorfia e marque a alternativa CORRETA.


A

Reino Metáfita (plantae).


B

Reino Protista (protoctista).


C

Reino Fungi.


D

Reino Metazoa (animalia).

Em relação ao nome científico Brachyteles hypoxanthus (Kuhl, 1820), é INCORRETO afirmar:


A

O primeiro nome representa o gênero; o primeiro e segundo nomes, juntos, representam a espécie.


B

O nome científico deve vir sempre com grafia em destaque ou em grafia diferente do texto, como em negrito ou em itálico.


C

O nome do gênero deve vir sempre com inicial maiúscula e o nome específico deve vir sempre grafado com inicial minúscula.


D

Essa espécie foi descrita por Kuhl em 1820, sendo que esse nome científico não recebeu alterações taxonômicas em relação à’ sua grafia original.

   
Gerar simulado