Questões de Concurso sobre Parasitologia

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
500 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Parasitologia é uma área da biologia que estuda agentes etiológicos, seus hospedeiros e suas interações. A compreensão de conceitos como ciclos biológicos, tipos de hospedeiros e formas de transmissão é fundamental para diagnóstico, controle e prevenção de doenças parasitárias.

Um conceito básico da parasitologia afirma que


A

o hospedeiro definitivo é aquele que abriga a forma larval do parasita.


B

os parasitas monóxenos realizam ciclo biológico assexuado nos seus hospedeiros.


C

o hospedeiro intermediário é aquele que abriga a forma adulta do parasita.


D

o parasitismo é uma relação obrigatória para o hospedeiro e para o agente etiológico.


E

os vetores biológicos são geralmente invertebrados, como insetos e aracnídeos.

A malária é uma doença infecciosa causada por protozoários do gênero Plasmodium, transmitida pela picada de mosquitos do gênero Anopheles. A maior parte dos casos no Brasil concentra-se na Região Amazônica. Considerando o agente etiológico, o vetor e a doença, analise as afirmativas a seguir:


I.O principal vetor da malária no Brasil, Anopheles darlingi, tem hábitos estritamente diurnos e prefere criadouros em recipientes artificiais com água limpa, como o Aedes aegypti.

II.As espécies de Plasmodium de maior importância epidemiológica no Brasil são o P. vivax, causador da forma mais branda e mais frequente, e o P. falciparum, responsável pelos casos mais graves e com maior letalidade.

III.A transmissão da malária ocorre quando a fêmea do mosquito Anopheles, ao picar para se alimentar de sangue, inocula as formas infectantes do parasito, chamadas esporozoítas, no hospedeiro vertebrado.


Está correto o que se afirma em:


A

I e II apenas.


B

I e III apenas.


C

I, II e III.


D

II apenas.


E

II e III apenas.

Os parasitas são organismos que vivem sobre ou dentro de outro organismo e se beneficiam ao obter recursos como nutrientes, proteção ou espaço vital. Esse tipo de relacionamento, conhecido como parasitismo, pode variar de quase inofensivo a altamente prejudicial para o hospedeiro. Os parasitas podem provocar sinais clínicos sobre os organismos parasitados.


A associação entre os sinais clínicos no ser humano e o parasita causador está corretamente descrito em:


A

ulceração em mucosas e pele, causada pelo parasita Wuchereria bancrofti.


B

obstrução linfática, causada pelo parasita Onchocerca volvulus.


C

dermatite e ulcerações intestinais, causadas pelo parasita Schistosoma mansoni.


D

ulceração na pele e em órgãos internos, causada pelo parasita Enterobius vermicularis.


E

prurido e irritação de mucosas, causado pelo parasita Trichuris trichiura.

Anopheles darlingi e Anopheles aquasalis são importantes transmissores da malária no Brasil.


C

Certo


E

Errado

Os conservadores mais utilizados em parasitologia são o formol a 10%, o álcool polivinílico, a solução de mertiolato, iodo e formaldeído, e a solução de acetato de sódio, ácido acético e formaldeído.


C

Certo


E

Errado

O formol a 10% é um conservante amplamente utilizado para amostras fecais, pois preserva estruturas parasitárias e permite a realização de exames de sedimentação espontânea.


C

Certo


E

Errado

Na promoção de hábitos de higiene, a medida que reduz com maior eficácia a transmissão de enteroparasitoses entre alunos é:


A

Distribuir garrafas de água individuais e proibir compartilhamento de alimentos.


B

Orientar lavagem única das mãos ao chegar na escola e usar álcool em gel no restante do dia.


C

Suspender atividades em espaços abertos durante períodos de chuva intensa.


D

Ensinar técnica de esfregação das mãos por 40 s com sabão antes das refeições e após uso do banheiro.

Uma porção de fezes foi homogeneizada e coada em gazes. A suspenção ficou em repouso em cálice próprio por algumas horas e após esse tempo o sedimento foi analisado ao microscópio óptico onde foram encontradas as estruturas abaixo.


Imagem associada para resolução da questão


O método utilizado para a concentração da amostra e as formas parasitárias encontradas foram:


A

Método de Baerman-Moraes. 1: Ovo de Ascaris lumbricoides; 2: Ovo de Enterobius vermicularis e 3: Ovo de Taenia sp.


B

Método de Craig. 1: Ovo de ancilostomídeo; 2: Ovo de Trichuris trichiura e 3: Ovo de Taenia sp.


C

Método de Faust. 1: Ovo de ancilostomídeo; 2: Ovo de Enterobius vermicularis e 3: Ovo de Ascaris lumbricoides.


D

Lutz/Hoffman, Pons e Janer. 1: Ovo de ancilostomídeo; 2: Ovo de Trichuris trichiura e 3: Ovo de Taenia sp.


E

Método de Willis. 1: Ovo de Diphyllobothrium latum; 2: Ovo de Trichuris trichiura e 3: Ovo de Taenia sp.

Os microsporídios intestinais, como Enterocytozoon bieneusi e Encephalitozoon intestinalis, são reconhecidos como importantes patógenos oportunistas, principalmente em indivíduos imunossuprimidos. Embora sejam classificados como fungos intracelulares obrigatórios, sua detecção é um desafio devido ao tamanho microscópico de seus esporos e à necessidade de técnicas laboratoriais específicas para identificação. Essas infecções estão associadas a manifestações clínicas graves, como diarreia crônica em pacientes com HIV/AIDS. Sobre os microsporídios intestinais, como Enterocytozoon bieneusi e Encephalitozoon intestinalis, marque a alternativa correta.


A

São protozoários oportunistas que liberam cistos arredondados, facilmente detectáveis em exames parasitológicos convencionais.


B

O diagnóstico pode ser realizado por métodos diretos, sem necessidade de colorações especiais ou microscopia eletrônica.


C

São comumente encontrados em pacientes imunocompetentes, causando diarreias autolimitadas e sem necessidade de tratamento específico.


D

Possuem esporos extremamente pequenos, de 0,8 a 2,0 µm, contendo um tubo polar característico.


E

Seu ciclo de vida é idêntico ao dos coccídios intestinais, com a presença de esporocistos e esporozoítos.

Percebendo a baixa reprodutibilidade dos resultados obtidos com camundongos isogênicos de uma colônia específica em uma instalação que produz e fornece animais de experimentação, o médico veterinário, responsável pelo setor, começou a suspeitar que os mesmos poderiam estar contaminados de forma assintomática com algum patógeno. Desse modo, a equipe do controle sanitário da instalação foi acionada e alguns exames laboratoriais foram realizados, dentre eles a técnica da fita gomada. Essa técnica é utilizada para a realização de exame


A

bioquímico.


B

bacteriológico.


C

parasitológico.


D

virológico.

A giardíase, causada pelo protozoário Giardia lamblia, é uma das parasitoses mais comuns em humanos, especialmente em áreas com condições sanitárias precárias. O diagnóstico laboratorial é essencial para a confirmação da infecção e para o início do tratamento adequado. Métodos como técnicas de concentração, exame direto e biologia molecular desempenham papéis importantes na detecção do parasita, dependendo da fase do ciclo (trofozoíto ou cisto) e do tipo de amostra fecal coletada. O diagnóstico laboratorial da giardíase pode ser realizado por diferentes métodos. Considerando as alternativas abaixo, assinale o item que descreve corretamente um método adequado para a detecção de Giardia lamblia em amostras fecais.


A

O método de Graham (fita adesiva) é amplamente utilizado para detectar cistos de Giardia lamblia nas fezes.


B

O método de Faust, baseado em centrífugo-flutuação com sulfato de zinco, é uma técnica recomendada para a concentração de cistos de protozoários, incluindo Giardia lamblia.


C

O método de Baermann-Moraes é o mais indicado para a detecção de cistos de Giardia lamblia em fezes formadas.


D

A reação em cadeia da polimerase (PCR) é um método pouco sensível e raramente utilizado para detectar Giardia lamblia em amostras fecais.


E

O exame direto a fresco não é útil no diagnóstico de Giardia lamblia, pois os trofozoítos são inviáveis fora do intestino humano.

A Doença de Chagas, uma zoonose complexa, apresenta diferentes mecanismos de transmissão e um ciclo de vida do Trypanosoma cruzi com múltiplas formas evolutivas. Acerca de aspectos específicos da epidemiologia e parasitologia da doença, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:


(__)A transmissão oral da Doença de Chagas, por ingestão de alimentos contaminados com fezes de triatomíneos, é considerada menos grave que a vetorial, pois as formas tripomastigotas presentes no alimento são inativadas pelo suco gástrico.

(__)No ciclo do T. cruzi no hospedeiro vertebrado, as formas amastigotas são encontradas circulando livremente na corrente sanguínea, sendo responsáveis pela infecção de novas células e tecidos.

(__)O xenodiagnóstico, método de detecção do T. cruzi, baseia-se na identificação de anticorpos específicos contra o parasito no soro do paciente, apresentando alta sensibilidade na fase crônica da doença.

(__)A diversidade genética do Trypanosoma cruzi é organizada em Unidades de Caracterização Discreta (DTUs), como TcI a TcVI, que apresentam diferentes distribuições geográficas e associações com os ciclos de transmissão (silvestre vs. doméstico) e com as manifestações clínicas da doença.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:


A

V, V, V, V.


B

F, F, F, V.


C

V, F, F, F.


D

F, F, V, V.


E

F, V, F, F.

Qual das técnicas abaixo é comumente utilizada para a identificação de helmintos em amostras de fezes?


A

Técnica de Papanicolaou.


B

Técnica de Kato-Katz.


C

Método de Ziehl-Neelsen modificado.


D

Método de Gram.

A febre maculosa, transmitida por carrapatos do gênero Amblyoma, é a doença que afetou mais de 700 indivíduos no estado de São Paulo, nos últimos 8 anos (Fonte SINANNet/DVZOO). As espécies envolvidas são: Amblyomma sculptum, que ocorre em áreas rurais e de pasto, com pouca umidade, na sua maioria no interior de São Paulo, e que tende a parasitar cavalos, capivaras e antas; Amblyomma aureolatum e Amblyomma ovale, encontradas em área de mata e que, na fase adulta, parasitam canídeos (inclusive o cão doméstico), pequenos roedores e pássaros. Considerando que a letalidade dessa doença gira em torno de 50%, a sua ocorrência não é desprezível. Dessa forma, o conhecimento do ciclo de vida do carrapato, mostrado na ilustração a seguir, é importante ferramenta para prevenir essa doença.


Imagem associada para resolução da questão

(https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro: Ciclo_de_vida_do_Carrapato-estrela.jpg/Adaptado)


Com relação às características do desenvolvimento desse vetor, a descrição das fases do ciclo está correta em:


A

a fase 2 surge após a ecdise da larva e fica nas extremidades das folhas em local seco, até encontrar um hospedeiro para se alimentar.


B

o ovo é depositado pela fêmea no corpo do animal hospedeiro, onde se desenvolve e origina, nesse local, a fase 1 do ciclo.


C

a fase 1, denominada de ninfa (micuim), desprende-se do animal e cai no solo, permanecendo no ambiente até realizar o segundo repasto sanguíneo.


D

a fase 3, último estágio de ninfa, surge a partir da ecdise da outra ninfa, e permanece no hospedeiro, realizando vários repastos sanguíneos.


E

a fase 4 é fase adulta, na qual os carrapatos se alimentam, caem no solo e buscam o parceiro para realizar a cópula, seguida de postura de ovos pela fêmea.

Durante o ciclo de vida do Ascaris lumbricoides, manifestações pulmonares podem surgir como consequência direta da migração larvária. Considerando as condições clínicas associadas a este estágio, indique a alternativa que descreve corretamente o quadro característico dessa fase.


A

Quadro de obstrução intestinal em função da presença de larvas na luz do intestino delgado.


B

Síndrome de Löeffler, marcada por pneumonite, hemoptise e eosinofilia acentuada devido à presença de larvas nos pulmões.


C

Colecistite, resultante da migração das larvas para a vesícula biliar e indução de processo inflamatório local.


D

Pancreatite aguda, ocasionada pela obstrução do ducto pancreático em função da migração larval.


E

Volvo intestinal, decorrente do acúmulo excessivo de larvas no lúmen intestinal.

A parasitologia clínica investiga protozoários, helmintos e ectoparasitas que afetam a saúde humana e animal. Indique a alternativa CORRETA:


A

A infestação por carrapatos não exige detecção laboratorial, pois os sintomas se restringem à coceira superficial.


B

A diferenciação entre protozoários comensais e patogênicos em amostras fecais esclarece quadros de diarreia prolongada, ajustando terapias antiparasitárias.


C

A identificação de ovos de helmintos no sedimento urinário orienta o tratamento de patologias específicas que cursam com hemoparasitas.


D

A ausência de cistos de protozoários indica infecção latente, confirmando a replicação intracelular sem manifestações.

Trata-se de um exame parasitológico qualitativo quantitativo que permite revelar ovos de helmintos presentes nas amostras de fezes, tais como: Ascaris, Schistosoma, ancilostomídeos, Trichuris, Taenia e com menos frequência os de Enterobius e Strongvloides. Qual o método referido no enunciado acima?


A

Método de Lutz


B

Método de Willis


C

Método de Faust


D

Método de Kato-Katz


E

Método de Baermann-Moraes

Os procedimentos realizados na triagem de doadores são fundamentais na garantia da qualidade do sangue e de seus hemocomponentes. Um doador que comprove a cura e completa recuperação da malária será considerado inapto definitivo se o agente etiológico for o Plasmodium:


A

ovale


B

vivax


C

malariae


D

falciparum

A técnica de Hoffman não requer centrífuga e é o método parasito-lógico mais utilizado nos serviços de saúde devido ao seu amplo espectro e melhor observação dos parasitos ou dos seus ovos/larvas, o que facilita a identificação das espécies, bem como devido ao seu baixo custo e à facilidade de execução.


C

Certo


E

Errado

A técnica de Hoffman, Pons e Janer (método de sedimentação espontânea) é ideal para a detecção de larvas vivas de Strongyloides stercoralis, devido à preservação da motilidade.


C

Certo


E

Errado

   
Gerar simulado