Imagem de fundo

O Brasil possui extensas redes fluviais, por onde flui cerca de 258.000m3/s de água pas...

O Brasil possui extensas redes fluviais, por onde flui cerca de 258.000m3/s de água passível de utilização, correspondendo a aproximadamente 18% do potencial hídrico superficial utilizável do planeta. Sobre este tema, é correto afirmar:

A

Os mananciais para abastecimento público no Brasil têm apresentado um crescente nível da quantidade e qualidade da água disponível.

B

A maior parte da água disponível para uso direto está concentrada nas regiões Norte e Centro-Oeste, com cerca de 89% das águas superficiais do país.

C

Com a retirada da cobertura vegetal nas margens de rios e lagos, a velocidade de escorrimento da água torna-se mais lenta, e conseqüentemente a durabilidade do corpo d'água é maior.

D

Uma das conseqüências diretas da sedimentação em lagos e reservatórios é a redução na concentração de elementos químicos no sedimento em relação à coluna d'água.

E

Embora existam inúmeros fatores que determinam a qualidade de um lago ou reservatório, apenas os parâmetros físicos e químicos são utilizados no monitoramento regular para consumo humano.