As macromoléculas orgânicas mais abundantes no corpo humano são as proteínas, grupo de biomoléculas de grande importância estrutural e metabólica. Colágeno, actina, miosina, queratina e albumina estão entre as proteínas mais abundantes em nosso corpo.
Considerando a síntese e a secreção proteica em uma célula eucarionte, assinale a alternativa correta:
No núcleo celular ocorrerá a transcrição do gene codificador de uma determinada proteína, seguida da tradução da sequência no retículo endoplasmático liso (REL). As proteínas fabricadas no REL se deslocam em direção ao complexo de Golgi. Do complexo de Golgi são liberados lisossomos que se fundem com a membrana plasmática, permitindo a exportação das proteínas.
No núcleo celular ocorre a transcrição e a tradução da sequência de DNA codificadora de uma determinada proteína. As proteínas sintetizadas no núcleo seguem para o retículo endoplasmático rugoso e se deslocam em direção ao complexo de Golgi. Do complexo de Golgi são liberadas vesículas secretoras que se fundem com a membrana plasmática, permitindo a exportação das proteínas.
No núcleo celular ocorre a transcrição da sequência de DNA codificadora de uma determinada proteína, seguida da tradução do gene no retículo endoplasmático rugoso (RER). As proteínas fabricadas no RER se deslocam em direção ao complexo de Golgi. Do complexo de Golgi são liberados lisossomos que se fundem com a membrana plasmática, permitindo a exportação das proteínas.
No núcleo celular ocorre a transcrição da sequência de DNA codificadora de uma determinada proteína, seguida da tradução do gene no retículo endoplasmático rugoso (RER). As proteínas fabricadas no RER se deslocam em direção ao complexo de Golgi. Do complexo de Golgi são liberadas vesículas secretoras que se fundem com a membrana plasmática, permitindo a exportação das proteínas.