

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
As micorrizas são estruturas formadas em raízes de plantas, decorrentes do estabelecimento de uma simbiose com fungos do solo. Estudos com fungos micorrízicos inoculados em araucária mostram efeitos positivos no desenvolvimento de mudas dessa espécie, da mesma forma que ocorrem em outras coníferas, como é o caso de Pinus. (http://sistemasdeprodução.cnptia.embrapa.br/ FontesHTML/Araucaria/CultivodaAraucaria_2ed/Producao_Mudas.htm)
A presença de micorrizas está associada ao aumento da produtividade agrícola porque:
as células do fungo produzem substâncias promotoras de gravitropismo negativo, estimulando o aprofundamento das raízes e aumentando sua capacidade de absorção da água do solo.
as hifas do fungo, que se estendem desde o solo até o interior do córtex da raiz, fornecem nutrientes resultantes da decomposição da matéria orgânica diretamente às raízes.
o conjunto de hifas associado à raiz proporciona o aumento da superfície de absorção de água e minerais do solo, especialmente fósforo, pelas plantas.
o micélio que reveste externamente a raiz apresenta atividade fixadora de nitrogênio e fornece ao vegetal um suprimento permanente desse elemento.
os fungos micorrízicos secretam substâncias ao redor das raízes que inibem o crescimento de outras espécies, reduzindo a competição por nutrientes.