Uma criança de 8 anos é internada em um hospital pediátrico por conta de hematúria, oligúria e leve hipertensão. No exame de urina, apresentou proteinúria +/+++. O paciente apresentou lesões ulceradas crostosas e amareladas ne pele, ao redor do nariz e boca há 14 dias.
Marque a afirmativa em que se vê os achados esperados nos exames renais desta criança.
Por microscopia de fluorescência, existem depósitos granulares de IgG, IgM e C3 no mesângio e ao longo da membrana basal glomerular (MBG).
Anticorpos anti-MBG reagem cruzadamente com as membranas basais alveolares do pulmão, provocando hemorragia pulmonar associada.
Por microscopia eletrônica, o espessamento da parede capilar glomerular é causado pelos depósitos densos irregulares dos complexos imunológicos, entre a membrana basal e as células epiteliais sobrejacentes, as últimas tendo os processos pediculares destruídos.
Por microscopia eletrônica, a MBG parece normal e nenhum material eletrodenso está depositado.
Por microscopia óptica, as lesões focais e segmentadas podem envolver somente uma minoria dos glomérulos e podem se passar despercebidas se a amostra da biópsia contiver um número insuficiente de glomérulos.