Imagem de fundo

Além do hardware para processamento de dados, um computador necessita de tecnologias pa...

Além do hardware para processamento de dados, um computador necessita de tecnologias para armazenamento, entrada e saída de dados. Apresentamos algumas alternativas a respeito dessas tecnologias. Identifique entre as alternativas apresentadas, a que é uma afirmação INCORRETA.

A

Computadores grandes, com imensas necessidades de armazenamento usam uma tecnologia chamada RAID – Redundant Array of Inexpensive Discs. Esses dispositivos formam pacotes que reúnem mais de uma centena de drives de discos, um chip controlados e software especializado em uma única unidade de grande porte, que apresenta dados por múltiplas vias simultaneamente.

B

A fita magnética é uma antiga tecnologia de armazenamento, empregada para armazenamento secundário de grandes quantidades de dados que precisam ser acessados com rapidez, mas não instantaneamente.

C

O DVD (Disco de Vídeo Digital) é outra forma de armazenamento de dados. São discos ópticos do mesmo tamanho dos CD-ROMs, mas com capacidade maior que esses. Podem conter, no máximo 2 gigabytes de dados, o que é suficiente para armazenar filmes de longa metragem. Pode ser utilizado ainda para armazenar textos, dados, recursos gráficos e áudio.

D

Os discos ópticos utilizam a tecnologia a laser para armazenar quantidades maciças de dados de forma altamente compacta. Existem discos ópticos para PCs e para computadores de grande porte. O sistema de disco óptico mais comum é o utilizado em PCs, denominados CD-ROM (Compact disk read-only memory).

E

O meio de armazenamento secundário mais amplamente utilizado hoje é o disco magnético. Os PCs possuem discos rígidos, os computadores de grande porte e sistemas de médio porte contam com múltiplos drives de disco rígido, porque requerem imensa capacidade de armazenamento em disco, na faixa dos gigabytes ou terabytes.