Tecnologia da Informação Desenvolvimento de Sistemas Engenharia de Software

A figura acima apresenta uma visão de arquitetura de ciclo de vida de software e sistemas. Considere as seguintes especificações de atribuições profissionais.

I Elaborar processos de produção de sistemas e rotinas em implantação ou implantadas, estabelecendo o seu funcionamento por meio de normas e instruções de procedimentos e avaliando os riscos de descontinuidade de serviços e produtos.

II Homologar sistemas e rotinas na produção, em ambientes de plataforma alta e baixa, analisando os produtos e serviços a serem implantados e interagindo junto às áreas de suporte técnico, de desenvolvimento e de operações para viabilizar o seu funcionamento na produção, bem como fornecer soluções em falhas/problemas detectados e otimizar o seu desempenho durante o processo de implantação e desenvolver soluções que viabilizem a linha de produção.

III Desenvolver sistemas orientados a objeto, atuando em processo de desenvolvimento de software nas etapas de iniciação e elaboração ou de construção e transição, conforme as metodologias adotadas na organização.

IV Projetar e administrar o ambiente operacional, definindo padrões para monitoração, instalação, configuração e customização do parque de servidores, visando garantir os melhores níveis de serviços relativos à infra-estrutura de tratamento da informação.

A partir das informações acima apresentadas, julgue os itens de 91 a 100, acerca do escopo da ISO-12207.

A análise e fornecimento de soluções para falhas ou problemas detectados no software ou no sistema quando em ambiente operacional, é uma atividade mais associada ao papel de melhoria (improvement) que de solução de problemas (problem resolution).
  • C. Certo
  • E. Errado