Imagem de fundo

Quando um sistema utiliza um Banco de Dados, o SGBD é responsável por controlar os aces...

Quando um sistema utiliza um Banco de Dados, o SGBD é responsável por controlar os acessos concorrentes aos dados compartilhados, prover meios para acesso aos dados e implementar mecanismos por meio dos quais seja possível manter a consistência dos dados em caso de falhas. Com relação ao controle do acesso a um Banco de Dados, é correto afirmar que os bloqueios

A

exclusivos e compartilhados são usados para garantir que um recurso possa ser modificado.

B

de atualização assinalam que uma transação pretende modificar um recurso. Várias transações podem manter simultaneamente um bloqueio de atualização em um mesmo recurso.

C

exclusivos são usados para garantir que um recurso possa ser lido. Várias transações podem manter simultaneamente um bloqueio exclusivo em um mesmo recurso.

D

compartilhados são usados para garantir que um recurso possa ser lido. Nenhuma transação pode modificar os dados de um recurso enquanto existir um bloqueio compartilhado nesse recurso mantido por outra transação.

E

exclusivos permitem que tanto o bloqueio compartilhado quanto o de atualização possam ser concedidos simultaneamente para o recurso em questão, desde que o de atualização aguarde a liberação do exclusivo para validar a modificação nos dados envolvidos.