Imagem de fundo

Em relação a sistemas operacionais, considere: I. Várias tarefas mantidas simultaneamen...

Em relação a sistemas operacionais, considere:

I. Várias tarefas mantidas simultaneamente na memória pelo sistema operacional é uma característica da multiprogramação. Essa propriedade otimiza a utilização efetiva da CPU, pois o sistema operacional assegura que uma tarefa sempre esteja em execução.

II. Toda vez que um processo é gerado por um thread, um único contador de programa (program counter) é usado para se referir ao conjunto de threads e seus respectivos processos, para identificar a próxima instrução a ser executada.

III. O fato de sistemas operacionais de rede utilizarem a comunicação de rede para oferecer compartilhamento de recursos, com a troca de mensagens entre diferentes processos em diversos computadores, faz com que eles possam ser classificados como sistemas operacionais menos autônomos que os demais.

IV. O sistema operacional em cluster pode ser entendido como uma arquitetura intermediária entre a computação distribuída e multiprocessamento, no qual pode ocorrer tanto o clustering assimétrico (um servidor executa a aplicação enquanto os outros ficam em waiting), quanto o clustering simétrico (todos os hosts estão executando as aplicações).

É correto o que consta APENAS em

A

II, III e IV.

B

I e IV.

C

I, II e III.

D

I, III e IV.

E

II e III.