Tecnologia da Informação Redes de computadores Arquitetura de redes TCP/IP

Tanto no modelo OSI como na arquitetura Internet TCP/IP, no nível de transporte ocorre uma comunicação fim-a-fim entre as entidades. Sabe-se que o circuito virtual é um serviço cujas características incluem a entrega confiável ordenada de unidades ao nível superior por meio de um serviço orientado a conexão.

O nível de transporte nessas arquiteturas pode oferecer um serviço de circuito virtual?

  • A.

    Sim, fazendo a ordenação das unidades de informação e os controles de erro e de fluxo fim a fim, caso o nível inferior (rede ou inter-rede) ofereça um serviço não orientado à conexão e não confiável.

  • B.

    Sim, apenas realizando as solicitações de estabelecimento de conexão ao nível inferior (rede ou inter- -rede), já que a responsabilidade dessas camadas inferiores já é, obrigatoriamente, a de oferecer o serviço de circuito virtual, restando ao nível de transporte apenas realizar a multiplexação utilizando portas.

  • C.

    Sim, somente nos casos em que o nível inferior (rede ou inter-rede) oferecer também um serviço de circuito virtual, podendo, dessa forma, estabelecer um caminho entre a origem e o destino para a entrega ordenada.

  • D.

    Sim, somente quando o nível inferior (rede ou inter-rede) oferecer um serviço não orientado à conexão e não confiável.

  • E.

    Não, já que não é possível estabelecer um caminho entre a origem e o destino e, portanto, não há como realizar a entrega ordenada.