Imagem de fundo

Julgue os itens a seguir acerca das técnicas de multiplexação e de modulação. I Para se...

Julgue os itens a seguir acerca das técnicas de multiplexação e de modulação.

I Para ser possível multiplexar na freqüência, o tamanho da banda passante do meio de transmissão tem que ser menor do que os tamanhos das bandas passantes dos sinais a serem transmitidos. Além disso, as portadoras têm que ter as mesmas freqüências.

II A multiplexação síncrona por divisão do tempo é possível se a taxa de transmissão do meio excede a taxa de transmissão dos sinais a serem transmitidos. Nesse caso, vários sinais digitais podem ser transmitidos intercalando-se, ao longo do tempo, porções dos mesmos.

III Um sinal digital pode ser transmitido no formato analógico via técnicas de modulação. As técnicas de modulação podem representar os dados alterando a amplitude, a freqüência ou a fase do sinal analógico.

IV A modulação de um sinal é o processo de combinar um sinal modulador m(t), que pode ser analógico ou digital, com um sinal usado como portadora na freqüência f para produzir um sinal modulado s(t).

V A taxa de dados de um sinal é a taxa, em bits por segundo, na qual o dado é transmitido. Para uma taxa de dados R, a duração de um bit é . A taxa de modulação é a taxa na qual o nível do sinal é modificado, e pode ser expressa em bauds.

A quantidade de itens certos é igual a

A
1
B
2
C
3
D
4