Tecnologia da Informação Redes de computadores Transmissão de Informação

A respeito da abordagem de comutação de circuitos e comutação de pacotes – fundamentais para a comunicação nas redes, é incorreto afirmar que
  • A. em redes de comutação de circuitos, recursos tais como buffers e taxa de transmissão do enlace são reservados pelo período de duração de uma sessão de comunicação entre sistemas origem e destino.
  • B. as redes de telefonia são um exemplo de redes de comutação de circuitos e de células, nas quais os comutadores intermediários no caminho entre origem e destino mantêm o estado da conexão estabelecida e os dados são transmitidos a uma taxa constante.
  • C. equipamentos comutadores de pacotes baseados na técnica armazena-e-envia (store-and-forward) introduzem um atraso na entrada de cada enlace, ao longo do caminho entre origem/destino do pacote. Neste caso, se um pacote possui L bits e o enlace tem taxa de R bps (bits por segundo), o atraso será de L/R segundos, no comutador.
  • D. a comutação de pacotes, comparada à comutação de circuitos, oferece melhor compartilhamento de banda passante e uma implementação mais simples, eficiente e barata.
  • E. um circuito pode ser estabelecido através do uso de multiplexação por divisão de tempo (TDM – Time Division Multiplexing), na qual o espectro de freqüência do enlace é compartilhado entre as conexões estabelecidas.