Imagem de fundo

Fontes de notícias são pessoas, organizações, grupos...

Fontes de notícias são pessoas, organizações, grupos sociais ou referências; envolvidas direta ou indiretamente em fatos e eventos; que agem de forma proativa, ativa, passiva ou reativa; sendo confiáveis, credíveis ou duvidosas; de quem os jornalistas obtêm informações de modo explícito ou confidencial para transmitir ao público por meio da mídia. (SCHMITZ, Aldo. Classificação das fontes de notícias)


A fonte proativa


A

cria canais de rotinas e material de apoio à produção de notícia para agilizar e facilitar o trabalho do profissional de imprensa.


B

manifesta-se quando consultada pelos repórteres fornecendo as informações que são de interesse desses profissionais.


C

age em benefício de quem o contrata para impedir que os profissionais de jornalismo consigam informações que podem prejudicar o seu empregador.


D

tem notório saber e ajuda o jornalista a estabelecer conexões e analisar a complexidade do tema a ser noticiado.


E

oferece notícias prontas como forma de dar visibilidade ao fato jornalístico e neutralizar o julgamento de concorrentes ou adversários.