É possível afirmar que os séculos XVII e XVIII foram marcos pelo jornalismo publicista e o Século XIX pelo jornalismo educador e sensacionalista. É possível considerar que o Século XX foi marcado pelo:
Jornalismo de conteúdo.
Jornalismo testemunho.
Jornalismo como via de comunicação.
Jornalismo do depoimento.
Jornalismo das representações sociais.