Ao produzir um vídeo, seja para uma obra publicitária ou qualquer uso desse material, em sua montagem e edição o produtor audiovisual deverá estar atento a efeitos de transições entre uma cena e outra, evidenciando seu início e seu fim. Sendo assim, quando falamos em “Fade-in” entendemos que
o fade in é aplicado no fim de uma cena com narração, música ou efeito. O som e o vídeo estão no seu volume original e começa a ser baixado lentamente até chegar ao silêncio completo, ou quase. Causando paz e tranquilidade ao espectador.
o fade in é aplicado obviamente no meio de uma cena, em que surgem falas dramáticas e há um corte brusco e rápido para o rosto do ator. Causando o suspense no espectador.
o fade in é aplicado durante os créditos da cena. É a tela preta em que sobem os nomes das pessoas envolvidas.
o Fade In é aplicado no início de uma cena, onde o som e o vídeo começam relativamente baixos até atingir o seu volume original de forma gradual, ambientando o espectador à cena.
o fade in é um efeito de cores utilizado para ambientar o espectador a uma outra realidade visual. Como lembranças e alucinações, sempre buscando a tonalidade amarelada.