Imagem de fundo

Em seu livro intitulado “Comunicação em Crise”, Jorge...

Em seu livro intitulado “Comunicação em Crise”, Jorge Duarte define o conceito de comunicação pública. Para Duarte, “a comunicação pública ocorre no espaço formado pelos fluxos de informação e de interação entre agentes públicos e atores sociais (governo, Estado e sociedade civil – inclusive partidos, empresas, terceiro setor e cada cidadão individualmente) em temas de interesse público. Ela trata de compartilhamento, negociações, conflitos e acordos na busca do atendimento de interesses referentes a temas de relevância coletiva”.


(Comunicação em Crise, pág. 2.)


Sobre a comunicação pública, de acordo com os conceitos defendidos por Jorge Duarte, pode-se afirmar que:


A

A existência de recursos ou interesses públicos não caracteriza a necessidade de atendimento às exigências da comunicação pública.


B

Seu campo inclui tudo que diz respeito ao aparato estatal, às ações governamentais, partidos políticos, terceiro setor e, em certas circunstâncias, às ações privadas.


C

Seu desafio é colocar a perspectiva das instâncias governamentais, privadas, midiáticas, pessoais e políticas acima do conjunto da sociedade e do indivíduo-cidadão.


D

Algumas de suas premissas são: mais poder para os governos e menos para a sociedade; menos comunicação e mais divulgação; menos diálogo e participação; e, mais dirigismo.


E

Trata do discurso e ação de governos, partidos e seus agentes na conquista da opinião pública em relação a ideias ou atividades que tenham a ver com o poder político, relacionado ou não a eleições.