

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Para estabelecer cotidianamente que fatos se tornarão ou não notícias, os jornalistas seguem critérios próprios, muitas vezes, por eles considerados óbvios e instintivos. Para sistematizar esses critérios, o teórico Mauro Wolf busca organizar os valores-notícia em cinco categorias, a saber: 1. Substantivas; 2. Relativas ao produto; 3. Relativas ao meio de informação; 4. Relativas ao público e 5. Relativas à concorrência
Nesse contexto, avalie as duas situações a seguir:
I. Um avião caiu nas proximidades do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, matando toda a tripulação e 80 passageiros, dentre eles os cinco jovens integrantes de uma popular banda de rock brasileira.
II. Um repórter de um jornal de abrangência nacional teve acesso exclusivo a documentos que comprovam o envolvimento de dois vereadores de um município do interior de São Paulo em um caso de desvio de pequenas quantias da verba pública. Ele conseguiu antes dos demais jornalistas uma entrevista exclusiva com o presidente da Câmara.
Os dois casos têm probabilidade de se tornarem notícias com base respectivamente nas categorias
relativas ao público e relativas ao produto.
relativas à concorrência e relativas ao meio.
substantivas e relativas à concorrência.
relativas ao público e substantivas.
relativas ao produto e relativas ao meio.