Imagem de fundo

Leia o texto a seguir:“Logo, tudo que não está submetido ao sigilo da lei, é farto mate...

Leia o texto a seguir:


“Logo, tudo que não está submetido ao sigilo da lei, é farto material para ajudar a instituição a demonstrar o seu importante papel para a sociedade. Tal atitude está em consonância com o artigo 5o , inciso XIV, da Constituição Federal, o qual assegura a todos o acesso à informação”.


(RT Manual de Gerenciamento de Crises – Projeto RIC, Ministério da Justiça, 2015. Disponível em: https://www.gov.br/mj/pt-br/acesso-ainformacao/governanca/pdfs/projeto-gestao-integrada/20150821- mj-ric-rt-manual-de-gerenciamento-de-crises.pdf)


Seguindo o Manual de Gerenciamento de Crises, qual deve ser a ação do(a) assessor(a) para assegurar a legalidade de sua resposta durante um ataque midiático que divulga informações sigilosas e distorce dados?


A

Preparar dossiê com informações confidenciais para compartilhar exclusivamente com jornalistas de confiança.


B

Acionar a justiça para censurar reportagens e quaisquer material midiático contendo os dados.


C

Notificar a imprensa sobre as informações protegidas, reforçando a transparência no permitido por lei e evidenciando as premissas legais das ações.


D

Aguardar que a crise se dissipe naturalmente, pois responder pode dar maior visibilidade ao problema.


E

Estabelecer diálogo direto com os veículos de imprensa para negociar sobre a publicação de notícias negativas.