Imagem de fundo

O setor de arquivo de uma TV pública está realizando um projeto de recuperação de acerv...

O setor de arquivo de uma TV pública está realizando um projeto de recuperação de acervo. O acervo contém fitas analógicas (Betacam SP) e arquivos digitais nativos em HD armazenados em LTO. Durante o processo, o coordenador solicitou que fossem feitas cópias de segurança de todo o material para envio a uma unidade externa.

Para as fitas analógicas, optou-se por cópia de fita para fita via cabo componente; para os arquivos digitais, optou-se por cópia de dados (copiar e colar arquivos).


Ao analisar o resultado técnico das cópias geradas nesse processo, o técnico responsável deve concluir que


A

o processo de cópia digital exigirá uma reamostragem (resampling) obrigatória do vídeo, alterando a taxa de quadros (framerate), enquanto a cópia analógica preserva a estrutura temporal sem alterações


B

as cópias analógicas terão sua resolução aumentada automaticamente devido ao ganho de tensão nos cabos, enquanto os arquivos digitais permanecerão com a resolução travada.


C

a cópia digital sofrerá degradação de bitrate a cada transferência de arquivo, tornando a imagem mais pixelada, enquanto a cópia analógica manterá a qualidade idêntica à original devido à natureza contínua da onda magnética.


D

ambos os processos resultarão em perda de qualidade visual, pois tanto o cabo componente analógico quanto os cabos de rede digital sofrem interferência eletromagnética que altera os pixels da imagem.


E

as cópias das fitas analógicas sofrerão "perda de geração", apresentando aumento de ruído e degradação do sinal em relação às originais, enquanto a cópia dos arquivos digitais manterá a integridade exata dos dados sem perda de qualidade.