Questões de Concurso de Campanha Publicitária - Comunicação Social

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Questão de Concurso - 1177239

Concurso UEPA Técnico de Nível Superior - Área Comunicação Social 2019

Questão 30

Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)

Nível Superior

A atividade de criação publicitária busca, entre outros resultados, a produção do anúncio ou comercial, que reúne, numa peça, a informação sobre o produto, sobre a empresa e sobre a perspectiva de consumo. Neste sentido, o comercial se constitui como uma peça publicitária que tem como objetivo

I) informar o consumidor sobre preço do produto, buscando influenciá-lo na hora da compra, pois este é o único fator que produz efeito objetivo na decisão.

II) informar e atrair o consumidor de forma persuasiva para influenciá-lo na sua decisão de compra, motivo principal da criação do anúncio.

III) influenciar pelo valor estético, uma vez que o consumidor orienta a sua compra exclusivamente pela beleza do anúncio e pela retórica usada para apresentar o produto.

IV) orientar o consumidor no sentido da sua decisão de compra, trazendo, por isso mesmo, informações precisas sobre o produto ou serviço, aliadas a uma forma estética que possa influenciar o consumidor na sua decisão final.

Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)

  • A. II e IV somente.
  • B. IV somente.
  • C. II, III e IV.
  • D. I, II e III.

Questão de Concurso - 975564

Concurso BANESTES Analista de Comunicação 2018

Questão 76

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

Um profissional de atendimento de uma agência de propaganda costuma receber de seus clientes diversas páginas de informações sobre os produtos e serviços, para realizar campanhas de viés comercial. Ao se reunir, pela primeira vez, com o responsável pela Comunicação Institucional de um banco público, recebe apenas uma folha com informações já direcionadas sobre o conteúdo publicitário da campanha. Esse processo está:
  • A. correto, porque o cliente pode determinar o conteúdo da campanha e deixar a agência cuidar apenas da forma;
  • B. correto, porque a agência não deve dar feedback sobre os processos dos clientes atuais e potenciais;
  • C. incorreto, porque quanto mais informações passadas para a agência, melhor será a campanha publicitária;
  • D. incorreto, porque o profissional do banco público demonstrou não ter experiência na área institucional;
  • E. incorreto, porque a legislação de comunicação pública especifica que a agência determina o conteúdo das peças.

Questão de Concurso - 983622

Concurso EBSERH Jornalista 2018

Questão 82

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue os itens que se seguem, a partir dos fundamentos de design da informação.

As campanhas educativas utilizam a linguagem gráfica com o objetivo de atingir um número elevado da população à qual se destinam. Dessa forma, não convém limitar a utilização de imagens.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 821463

Concurso TCE PR Analista de Controle - Área Comunicação Social 2016

Questão 55

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Acerca de planejamento e execução de campanhas no âmbito da comunicação pública, assinale a opção correta.
  • A. Por estarem abertas a intervenções polêmicas e outras formas de interações não oficiais, as redes sociais são inadequadas como agendamento de mídia para as organizações estatais.
  • B. Campanhas institucionais de publicidade de órgãos estatais programadas em mídia paga não podem ser veiculadas espontaneamente por veículos de comunicação não agendados, com vistas a evitar cobranças indevidas de divulgação.
  • C. Campanhas públicas, a exemplo das campanhas de combate ao mosquito da dengue, podem ser consideradas ações de comunicação pública, quando da inserção espontânea de merchandising social em telenovelas e outros meios ficcionais.
  • D. A publicidade legal, que se destina ao conhecimento geral do público, é um ato de Estado ou governo, não se aplicando, portanto, em nenhum caso, ao âmbito da competência de particulares.
  • E. Campanhas de iniciativa não estatal e não governamental, como a denominada Outubro Rosa, não se enquadram no campo da comunicação pública, mas ao segmento das estratégias do marketing comercial.

Questão de Concurso - 774623

Concurso CNMP Analista do CNMP - Área Apoio Técnico Especializado - Área Comunicação Social 2014

Questão 38

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

O merchandising pode ser definido como a ação feita no ponto de venda com o intuito de
  • A. melhor expor o produto, destacando-o dos concorrentes, fazendo com que o consumidor realize a compra.
  • B. valorizar o preço do produto em comparação aos que são apresentados pela concorrência.
  • C. eliminar todos os outros produtos oferecidos pelas marcas da concorrência.
  • D. destacar a imagem do produto não visando, essencialmente, sua venda.
  • E. oferecer aos consumidores todas as marcas existentes de um determinado produto.

Questão de Concurso - 774624

Concurso CNMP Analista do CNMP - Área Apoio Técnico Especializado - Área Comunicação Social 2014

Questão 39

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

A respeito da atuação dos lobistas, conforme Paulo Nassar e Rubens Figueiredo em O que é comunicação empresarial, é correto afirmar:

I. É legítimo empresas, instituições ou pessoas pressionarem aqueles que fazem nossas leis ou as executam.

II. Não é ético, nem legal, oferecer ou dar e receber propinas para obter favorecimentos.

III. Se a pressão é legítima, não há necessidade de divulgar para a sociedade que um lobby está sendo realizado.

IV. O chamado lobby escuso se materializa em pagamentos de viagens e contas de restaurantes, além de outros presentes dado àqueles que são pressionados.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e III.
  • B. II e III.
  • C. III e IV.
  • D. II e IV.
  • E. I, II e IV.

Questão de Concurso - 774635

Concurso CNMP Analista do CNMP - Área Apoio Técnico Especializado - Área Comunicação Social 2014

Questão 50

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

As fases de uma campanha publicitária são
  • A. briefing, planejamento, criação, mídia, execução e avaliação.
  • B. pesquisa, planejamento, assessoria de imprensa, marketing e anúncios.
  • C. publicidade, propaganda, assessoria de imprensa, advertising e marketing.
  • D. criatividade, pertinência, interesse, emotividade e compreensão.
  • E. análise de SWOT, objetivos de comunicação, táticas de comunicação, planejamento de mídia e orçamentos.

Questão de Concurso - 774636

Concurso CNMP Analista do CNMP - Área Apoio Técnico Especializado - Área Comunicação Social 2014

Questão 51

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Mais recentemente, um estudo sobre o comportamento da dona de casa brasileira de classe média encontrou na maioria das casas visitadas a seguinte situação:

Uma campanha pode ser responsável pelo sucesso ou fracasso de um produto, uma organização, ser inútil ou gerar malefícios. Diante da sua capacidade de persuasão, a propaganda deve ser usada

  • A. da forma que o cliente deseja para atingir seus objetivos com a campanha.
  • B. com cautela, bom senso e cuidando de cada detalhe.
  • C. em benefício da produção artístico-cultural de uma sociedade.
  • D. na veiculação dos produtos e serviços que já são de interesse do público.
  • E. com alertas sobre todos os pontos negativos do produto ou serviço anunciado.

Questão de Concurso - 774637

Concurso CNMP Analista do CNMP - Área Apoio Técnico Especializado - Área Comunicação Social 2014

Questão 52

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Os conceitos-chave que são elementos estratégicos básicos na elaboração de um plano de mídia são
  • A. meios eletrônicos, impressos, digitais e exteriores.
  • B. meios de comunicação, dados de pesquisa, propostas de veículos e preparação.
  • C. situação do mercado, produto anunciado, concorrência e público alvo.
  • D. alcance, frequência, continuidade e impacto (métricas de verificação).
  • E. tática de mídia, cronograma de veiculação, tática de veiculação e patrocínio.

Questão de Concurso - 774639

Concurso CNMP Analista do CNMP - Área Apoio Técnico Especializado - Área Comunicação Social 2014

Questão 54

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

O tipo de campanha mais adequado para destacar um órgão, como o Conselho Nacional do Ministério Público, perante a sociedade é uma campanha
  • A. de oportunidade.
  • B. de sustentação.
  • C. promocional.
  • D. política.
  • E. institucional.