Questões de Concurso sobre Fotografia

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
620 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Sobre câmeras fotográficas, o que significa um sensor “cropado”?


A

Qualquer Sensor menor que um Sensor Full Frame ou Sensor 35mm de Filme.


B

Qualquer sensor maior que 35mm.


C

Qualquer sensor maior que um sensor Full frame.


D

Sensor do tipo “croma”, sensor de grandes formatos.


E

É como são conhecidos os sensores analógicos.

Sobre equipamentos fotográficos, para que serve o Filtro Fotográfico Ultravioleta, também conhecido como Filtro UV?


A

Tem como função absorver a luz do sol em excesso e diminuir o efeito Roll e de brilho exagerado. Esse filtro fornece mais naturalidade e suavidade nas imagens e diminui efeitos de reflexos e estouro de iluminação.


B

Tem como função refletir a luz do sol em excesso e diminuir o efeito Glare de brilho exagerado. Esse filtro fornece mais naturalidade e suavidade nas imagens e diminui efeitos de reflexos e estouro de iluminação.


C

Tem como função absorver a pouca luz do ambiente e diminuir o efeito Flare de brilho exagerado. Esse filtro fornece mais naturalidade e suavidade nas imagens e diminui efeitos de reflexos e estouro de iluminação.


D

Tem como função absorver a luz do sol em excesso e diminuir o efeito Glare de brilho exagerado. Esse filtro fornece mais naturalidade e suavidade nas imagens e diminui efeitos de reflexos e estouro de iluminação.


E

Tem como função absorver a luz do sol em excesso e diminuir o efeito Roll e de escuridão exagerada. Esse filtro fornece mais naturalidade e suavidade nas imagens e diminui efeitos de reflexos e de pouca iluminação.

Frame rate em português significa taxa de quadros ou taxa de fotogramas, que é uma medida que define quantos quadros um vídeo possui por segundo (FPS). Para animações em GIF, a taxa de quadros por segundo ideal é de


A

12 FPS.


B

29 FPS.


C

30 FPS.


D

50 FPS.


E

60 FPS.

Quando se olha no visor das câmeras fotográficas analógicas de 35mm, a principal diferença entre as câmeras compactas e as câmeras de visor monorreflex é que:


A

nas câmeras monorreflex, olha-se através da objetiva; nas câmeras compactas, o visor é direto


B

a câmera compacta usa filme, enquanto a digital usa sensores de ISO alto


C

câmeras digitais usam o sistema monorreflex e de visor direto


D

câmeras digitais monorreflex não apresentam visor

Em uma fotografia, o segredo para desfocar o fundo do assunto principal em primeiro plano de uma foto na câmera é a profundidade de campo, podendoconfigurar com a câmera no modo manual. Além da distância focal e focalizada em relação ao assunto principal, pode-se afirmar que o fator mais importante no controle da profundidade de campo – como é também o fator mais manipulável pelo fotógrafo – é que quanto


A

maior a abertura do diafragma, mais o fundo ficará desfocado.


B

menor a abertura do diafragma, mais o fundo ficará desfocado.


C

maior a velocidade do obturador, mais o fundo ficará desfocado.


D

menor a velocidade do obturador, mais o fundo ficará desfocado.


E

maior for o ISO combinado com o movimento do zoom desfocará mais ou menos o fundo.

Fotos podem revelar informações complementares que permitem saber a data e o horário nos quais a fotografia foi capturada, marca e configurações da câmera, resolução da imagem e onde a foto foi tirada. A especificação que permite aos fabricantes de câmeras digitais gravarem essas informações na forma de metadados tem o nome de


A

GPS.


B

EXIF.


C

RAW.


D

PNG.


E

MPEG.

Em relação às características ópticas das lentes, é correto afirmar que


A

a “velocidade” da lente não tem relação com a luz admitida pela lente, mas com a rapidez com que a luz é transmitida.


B

a profundidade de campo aumenta na mesma proporção do aumento do comprimento focal.


C

a lente de ângulo aberto dá a impressão de que o objeto está mais próximo da câmera do que de fato está.


D

o comprimento focal corresponde à distância do centro óptico da lente ao ponto em que a imagem captada por ela está em foco.


E

as lentes de zoom possuem comprimento focal fixo com as seguintes posições: ângulo aberto, normal e fechado.

Entre as alternativas abaixo, assinale aquela que só contenha cores secundárias em fotografia.


A

Amarelo, Ciã e Magenta.


B

Amarelo, Azul e Vermelho.


C

Verde, Vermelho e Amarelo.


D

Ciã, Amarelo e Verde.


E

Ciã, Magenta e Azul.

Qual é a principal diferença entre a fotografia digital e a fotografia analógica em termos de armazenamento de imagens?


A

A fotografia digital utiliza cartões de memória, enquanto a fotografia analógica utiliza rolos de filme.


B

A fotografia digital armazena imagens em álbuns físicos, enquanto a fotografia analógica utiliza discos rígidos.


C

Ambas utilizam rolos de filme para armazenar imagens.


D

A fotografia digital não permite armazenamento de imagens de forma material, enquanto a analógica pode ser armazenada digitalmente.


E

A fotografia analógica utiliza cartões de memória e a digital é impressa.

Uma peça usinada foi fotografada sob três formas de iluminação diferentes para ser utilizada na montagem de uma videoaula:


• Na cena 1, a luz provém de uma fonte que incide diretamente sobre a peça, iluminando-o de maneira uniforme e criando sombras bem definidas no lado oposto à fonte de luz.

• Na cena 2, a luz é refletida em superfícies próximas a peça, criando uma iluminação suave e difusa, sem sombras fortes ou contrastes.

• Na cena 3, a fonte de luz está posicionada atrás da peça, criando uma silhueta escura do objeto contra o fundo mais brilhante.


As três cenas descritas acima representam em ordem de cena tipos de iluminação distintas. Assinale a alternativa que descreve corretamente o tipo de iluminação utilizado nas cenas 1, 2 e 3, respectivamente:


A

Luz indireta, contraluz e luz direta.


B

Luz direta, luz indireta e contraluz.


C

Luz direta, contraluz e luz indireta.


D

Luz difusa, luz direta e contraluz.

Observe as imagens a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


(Arquivo Pessoal; imagem usada com autorização)


As imagens mostram uma transição entre cenas que, no software Adobe Premiere Pro, se faz com o efeito


A

Barn Doors.


B

Clock Wipe.


C

Pinwheel.


D

Radial Wipe.


E

Wedge Wipe.

O Presidente da Câmara verificou que a fotografia da sede do legislativo, na capa do jornal local, não retratava corretamente os elementos paralelos verticais e horizontais do prédio.A aberração de imagem apontada pela autoridade é chamada de:


A

aberração na curvatura da lente 55mm.


B

distorção convergente ou divergente.


C

distorção na lente 35mm.


D

aberração no diafragma da lente 75mm.

Na fotografia digital, o que é o "ISO" e como ele afeta a qualidade da imagem?


A

O ISO é o formato de arquivo da imagem digital, e não afeta a qualidade da imagem.


B

OISO é a abertura do diafragma da câmera, controlando a profundidade de campo bem como o senso de som.


C

O ISO é a sensibilidade do sensor de imagem à luz, ela controla se a imagem ficará mais clara ou mais escura


D

O ISO é a distância focal da lente da câmera, determinando o ângulo de visão.


E

O ISO é a velocidade do obturador, controlando o tempo de exposição.

A nitidez ou a falta dela é imediatamente evidente quando olhamos para uma fotografia. Por exemplo, numa imagem captada num jardim, pode ter apenas uma parte de uma flor focada ou a flor inteira incluindo folhas à volta. A partir do momento em que perceber como controlar a profundidade de campo, sentir-se-á muito mais confiante quando quiser certificar-se que algo fica ou não nítido. Para controlar a profundidade de campo, tem que considerar três fatores e cada um destes três fatores afeta por si só a profundidade de campo, mas seu efeito será maior se os combinar. São os três fatores:


A

O diâmetro da abertura, a velocidade do obturador e a ASA da câmera.


B

O diâmetro da abertura, a distância da câmera ao assunto e a distância focal da objetiva.


C

O diâmetro da abertura, a distância da câmera ao assunto e o ISO da câmera.


D

Um bom tripé, uma lente grande angular e um filtro ND.


E

O tipo de câmera utilizada (se Full frame ou não), O tipo de lente utilizada (se grande-angular ou não) e o tipo de iluminação utilizada (se fria ou quente).

Em relação às lentes fotográficas, é correto afirmar que:


A

uma lente de abertura f/1.4 captura pouca luz, por isso é ideal para cenas externas.


B

uma lente de abertura f/22 captura mais luz que uma f/1.4.


C

uma lente de abertura f/22 tem menos profundidade de campo que uma f/1.4


D

uma lente de abertura f/1.4 é mais adequada que uma f/5.6 para uso em cenas de pouca luz.

Em relação às técnicas fotográficas, lens flare ocorre quando


A

há pouca luminosidade no ambiente.


B

há excesso de luminosidade no ambiente.


C

uma fonte de luz ou seu reflexo incide diretamente no conjunto óptico.


D

uma fonte de luz ou seu reflexo produz saturação de crominância.


E

não há luminosidade no ambiente.

_______________ é um recurso disponível nas máquinas fotográficas que auxiliam na medição de luz, indicando ao fotógrafo a __________ ou o diafragma correto para fazer uma fotografia com equilíbrio de luz.


Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.


A

Pixel / fotocélula


B

Diafragma / objetiva


C

Flash / teleobjetiva


D

Fotômetro / velocidade


E

Íris / resolução

Para fotografar utilizando velocidade de obturador de 2 segundos, qual acessório é recomendado para obtenção de uma imagem nítida?


A

Flash.


B

Tripé.


C

Bateria extra.


D

Cartão classe 10.

Observe a imagem a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Na cena apresentada na imagem, o enquadramento denomina-se


A

Plongée.


B

Plano americano.


C

Contra-Plongée.


D

Contraplano.


E

Plano holândes.

Qual é o termo técnico relativo à sensibilidade do sensor de uma câmera fotográfica digital?


A

Íris.


B

Diafragma.


C

Ganho.


D

Db.


E

ISO.

   
Gerar simulado