Questões de Concurso sobre Jornalismo

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.827 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Leia o texto 'O repórter como agente' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. O texto leva o leitor a concluir que uma das vantagens dos humanos sobre os dispositivos eletrônico é que os humanos utilizam línguas naturais, que são muito mais abrangentes, embora, em geral, menos exatas, do que qualquer linguagem artificial.

II. A autonomia, a habilidade social e a reação ao meio são mais eficazes nos dispositivos eletrônicos do que nos humanos, conforme se pode inferir a partir dos dados do texto.

Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

Há um gênero jornalístico que amplia o caráter factual e imediato da notícia. Ele pode se apresentar como o perfil de um olimpiano, uma história de interesse humano, uma entrevista, construídos de forma mais profunda e sem viés atemporal. Distingue-se mais pela forma do que pela pauta. Esse tipo de matéria chama-se


A

análise.


B

crítica.


C

comentário.


D

matéria de gaveta.


E

feature.

Leia o texto 'Pauta e notícia' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. O texto procura deixar claro para o leitor que a agenda de compromissos políticos de um diretor ou as negociações iniciais para um eventual acordo internacional de cooperação técnico-científica, salvo exceções, não são noticiáveis.

II. A ofertas de cursos e serviços e os estudos que explicam fatores associados à violência não costumam ser candidatos a virarem notícias, conforme se pode inferir a partir dos dados do texto.

Marque a alternativa CORRETA


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

Leia o texto 'Pauta e notícia' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. Uma das ideias presentes no texto é a de que as sugestões de pauta devem ser as mais completas possíveis, com dados, números e gancho, por exemplo.

II. As informações presentes no texto permitem concluir que o termo pauta refere-se ao resumo textual da notícia principal de um veículo de comunicação e que possui fins publicitários.

Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

Sobre o que são mídias alternativas, assinale a alternativa correta.


A

São aquelas pagas pelos grandes anunciantes publicitários


B

São aquelas pagas pelos grupos jornalísticos


C

São formadas por elementos tradicionais do marketing


D

São aquelas que os consumidores pagam para escolher em suas residências


E

São inusitadas e criativas e fogem do padrão tradicional, utilizando modelos diferenciados para impactar o consumidor

Assinale a alternativa que apresenta o porquê de o colunismo social ser denominado de “imprensa rosa”:

I – Porque não contribui com o conhecimento empírico.

II – Pelo estilo de vida glamoroso dos artistas e celebridades que chamam a atenção.

III – Por causa da grande incidência de pessoas que gostam da cor no mundo artístico.


A

Apenas o item I é verdadeiro.


B

Apenas o item II é verdadeiro.


C

Apenas o item III é verdadeiro.


D

Apenas os itens I e III são verdadeiros.


E

Todos os itens são verdadeiros.

No que se refere aos gêneros jornalísticos, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – História de interesse humano, história colorida e caricatura fazem parte do gênero diversional, que tem como finalidade a distração e o lazer.

II – O gênero interpretativo tem como função o papel educativo e esclarecedor. Entre seus formatos estão: análise, enquete, perfil, entrevista, cronologia e dossiê.

III – O gênero informativo tem como função a vigilância social. Nota, notícia e reportagem estão entre os seus formatos.


A

Apenas o item I é verdadeiro.


B

Apenas o item II é verdadeiro.


C

Apenas o item III é verdadeiro.


D

Apenas os itens I e II são verdadeiros.


E

Todos os itens são verdadeiros.

Analise as construções textuais a seguir.


I- Fazem cinco anos desde que o ministro deixou a pasta.

II- Não sei por que o Presidente da República faltou à coletiva de imprensa.

III- Ele chegou há duas horas e partirá daqui a cinco minutos.

IV- Tratam-se de documentos muito importantes para esclarecer o problema.

V- A edição passada chegou atrasada, mas a dessa semana já está nas bancas.


Estão de acordo com as normas jornalísticas de estilo e de correção gramatical:


A

I e V, apenas.


B

I, III e IV, apenas.


C

II, IV e V, apenas.


D

II e III, apenas.

Pessoa que fornece informações e que o profissional de imprensa pode manter em sigilo. Assinale a alternativa correta que corresponde a figura, apresentada na frase, em relação à prática do jornalismo.


A

Redator


B

Fonte


C

Diagramador


D

Entrevistado


E

Membro do judiciário

Assinale a alternativa correta que apresenta o nome da primeira mídia social, com versão em português, a tentar "conquistar" os usuários brasileiros.


A

Orkut


B

ICQ


C

Tantofaz.net


D

Fotolog


E

Gold Camera

Como se sabe, as pautas de reportagens são elaboradas a partir de fatos geradores de interesse editorial, e tem como objetivo o planejamento do(a):


A

edição.


B

manufatura.


C

superposição de preceitos.


D

escrita informal.


E

disposição hexagonal.

O processo para a aquisição das informações desejadas poderá passar pela gravação da fala do entrevistado, a transcrição do texto oral e depois a transposição do texto oral para o texto escrito, o que denominamos retextualização. Esse processo envolve uma série de operações textual-discursivas, tais como:


I. Eliminação das marcas da oralidade.

II. Adequação da pontuação e introdução de parágrafos.

III. Retirada das repetições.


Sobre os itens acima:


A

Todos os itens estão corretos.


B

Apenas o item I está incorreto.


C

Apenas os itens II e III incorretos.


D

Apenas o item III está correto.

Leia com atenção:


⃣ --Chamada: Informação resumida colocada na primeira página de um jornal ou de um caderno. É usada para atrair a leitura e normalmente é complementada nas páginas internas de uma publicação.

⃣ --Chefe de reportagem: Profissional que coordena os repórteres, determinando o que estes devem fazer. Nos organogramas das redações esse cargo vem sendo substituído pelo editor- assistente, que é responsável pela produção das reportagens.

⃣ --Clipeiro: Sinônimo de jornalista. Modo como os jornalistas, principalmente repórteres, se referem uns aos outros.

⃣ --Clipping: É uma foto cheia, em que se destaca o rosto da pessoa fotografada.


Levando-se em consideração que (V) significa verdadeiro e (F) significa falso, a sequência das proposições acima é:


A

F – F – V – V.


B

V – V – F – F.


C

F – V – F – V.


D

V – F – V – F.

A notícia institucional é considerada aquela que é utilizada para exprimir dados, marca ou imagem de uma empresa, é o modo que as empresas apresentam sua estrutura organizacional e social. Sua função é passar ao público informações sobre a empresa que são relevantes e de interesse da sociedade. Cada vez mais as empresas percebem a importância da mídia e, por isso trabalham para ampliar sua presença nos meios de comunicação, produzindo informativos interesse público para divulgação na imprensa para uma informação ser transformada em noticia institucional ela deve ser:


A

Verídica, clara, recente, de interesse da organização e de fácil entendimento ao leitor.


B

Fatídica, clara, atemporal, de interesse da organização e de fácil entendimento ao leitor.


C

Verídica, densa, recente, de interesse da organização e de fácil entendimento ao leitor.


D

Fatídica, densa, atemporal, de interesse da organização e de fácil entendimento ao leitor.

Mesmo com a grande expansão das mensagens publicitárias online, mostra-se ainda muito relevante a produção de materiais gráficos, porque


A

oferecem efeito decorativo, além da mensagem.


B

apresentam custo de produção mais baixo do que vídeos.


C

são mensagens mais persistentes do que as veiculações em sites.


D

são distribuídos em ações promocionais.


E

tem vida útil delimitada.

Em 2017, a mídia repercutiu a intenção do governo federal de abandonar o debate sobre a proibição da propriedade cruzada dos meios de comunicação por estar convencido de que


(Veja. Disponível em https://bit.ly/3abhkuk.

Acesso em 26.02.2020. Adaptado)


A

os recursos tecnológicos permitem que os veículos de comunicação em um só portal consigam distribuir notícias de jornais, rádio e televisão.


B

tecnicamente as empresas cumprem o que está estabelecido no § 5º do art. 220 da Constituição Federal de 1988.


C

não há monopólio nos meios de comunicação social, já que cada um dos quatro grupos são donos de, no máximo, cinco emissoras permitidas por lei.


D

o atual modelo contempla a democratização dos meios e os grupos existentes não se configuram em monopólios ou oligopólios.


E

as novas tecnologias encaminham a propriedade dos meios para um novo modelo baseado em monopsônio e oligopsônio.

Ao conjunto de parâmetros que determina se um acontecimento, ou assunto, é susceptível de se tornar notícia, isto é, de ser entendido como possível de ser elaborado como informação com status de notícia é denominado, pelos estudiosos do campo jornalístico, de


A

agenda setting.


B

gatekeeper.


C

valor-notícia.


D

projeto editorial.


E

critérios de noticiabilidade.

No final do século passado e início deste, surgiram, segundo Francisco Sant’Anna, “mídias difusoras .....mantidas e administradas por atores sociais que até então desempenhavam apenas o papel de fontes de informação”. A esse fenômeno, denominou-se “Mídia das Fontes”.

(bocc. Disponível em https://bit.ly/38nj2cf. Acesso em 08.12.2019. Adaptado)


Os pesquisadores da área denominam esse tipo de difusão noticiosa de Jornalismo


A

Político.


B

Alternativo.


C

Ninja.


D

Comunitário.


E

Corporativo.

O jornalista Perseu Abramo, falecido em 1996, é autor de um texto clássico sobre os “Padrões de Manipulação da Grande Imprensa”. Para o autor, há um padrão que se caracteriza pelo “deliberado silêncio militante sobre determinados fatos da realidade...”. A essa ação o jornalista denominou padrão de


A

fragmentação.


B

deturpação.


C

inversão.


D

ocultação.


E

indução.

Leia, com atenção, o seguinte trecho de notícia:


“Os hospitais universitários federais do país podem contar com um importante reforço financeiro para a aquisição de medicamentos, materiais médico-hospitalares, produtos para a saúde, insumos e serviços essenciais ao adequado funcionamento das unidades hospitalares.”

(Portal ebserh. Disponível em https://bit.ly/2RHbcnV. Acesso em 08.12.2019. Adaptado)


O elemento da notícia valorizado no texto é o


A

“Como?”


B

“Quem?”


C

“Onde?”


D

“Quando?”


E

“Por quê?”

   
Gerar simulado