Questões de Concurso de Jornalismo Especializado - Comunicação Social

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1174930

Concurso ALE PI Consultor Legislativo - Área Comunicação Social 2019

Questão 35

Comissão permanente de Seleção da Universidade Federal do Piauí ( COPESE/UFPI)

Nível Superior

O Jornalismo Gonzo segue um estilo de narrativa em que o narrador abandona qualquer pretensão de objetividade e se mistura profundamente com a ação. Devido à total parcialidade e ao desprezo por todas as regras básicas do jornalismo clássico, esse tipo de jornalismo tem recebido muitas críticas. O Jornalismo Gonzo é considerado uma extensão ou derivação de um tipo de jornalismo que faz uso de técnicas literárias e cujo termo foi criado por Tom Wolf numa coletânea lançada em 1973. Marque a opção que condiz com esse estilo de jornalismo definido por Wolf e desenvolvido entre os anos 1960 e 1970.

  • A.

    New Journalism.

  • B.

    Jornalismo de Reportagem.

  • C.

    News Literacy.

  • D.

    Jornalismo Investigativo.

  • E.

    Colunismo Social.

Questão de Concurso - 1151319

Concurso UFCE Jornalista - Área Assessoria de Imprensa 2017

Questão 28

Universidade Federal do Ceará (UFCE)

Nível Superior

“O dilema do jornalista de educação hoje também se assemelha ao de saúde ou meio ambiente. São todos temas essenciais, e com cada vez mais necessidade de repórteres que tratem esses temas com o mesmo rigor do jornalismo científico e com a mesma sensibilidade de um repórter que trata de temas sociais extremamente relevantes” (GOIS, A. Jornalistas brasileiros organizam congresso pioneiro para fortalecer jornalismo de educação no país. https://knightcenter.utexas.edu/pt-br/blog/00-18505-jornalistas-brasileiros-organizam-congresso-pioneiro-para-fortalecer-jornalismo-de-edu). Sobre jornalismo e educação é incorreto afirmar:

  • A.

    Associação de Jornalistas de Educação (JEDUCA) foi criada em 2016 por jornalistas que cobrem educação, para apoiar colegas que trabalham com o tema.

  • B.

    A JEDUCA produz materiais que auxiliam os jornalistas na cobertura dos diversos temas da área de educação. São guias, reportagens e bastidores de matérias, entre outras coisas.

  • C.

    Associação de Jornalistas de Educação entende que a educação é um tema prioritário para o país, mas ainda não tem na mídia a mesma atenção que recebem temas como política, economia e esportes.

  • D.

    Os jornalistas estão cada vez mais preparados para cobrir temas da área de educação como orçamentos públicos, financiamento de políticas educacionais e indicadores de qualidade e rankings do Ensino Superior.

  • E.

    A JEDUCA atua para melhorar a cobertura na área, na qual o treinamento ainda é deficiente - 99% dos jornalistas que escrevem sobre o tema não receberam qualquer formação no assunto, de acordo com um levantamento de 2015.

Questão de Concurso - 1130390

Concurso EBSERH Analista Administrativo - Área Jornalismo 2013

Questão 43

Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

Nível Superior

Entre tantas inovações observadas nos últimos anos no âmbito da produção jornalística, um dos mais consistentes é o chamado “jornalismo de serviço”. Nascido a partir de demandas da sociedade atual, esse tipo de jornalismo caracteriza-se por:

  • A.

    Oferecer notícias que os leitores necessitam em seu diaa-dia.

  • B.

    Trazer opções de trabalho de maneira organizada e prática.

  • C.

    Abrir a possibilidade de o leitor interferir no conteúdo produzido.

  • D.

    Responder rapidamente às cartas enviadas para a redação.

Questão de Concurso - 86599

Concurso TJ MG Jornalista 2001

Questão 41

Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

Nível Superior

No livro A prática da reportagem, Ricardo Kotscho faz algumas considerações sobre a especialização dos jornalistas dentro das redações. Assinale, entre as alternativas abaixo, a que NÃO corresponde às colocações do autor.

  • A.

    As nove áreas clássicas de especialização da reportagem são: Cidade, Polícia, Política, Economia, Educação e Saúde, Ciência e Tecnologia, Esportes, Artes e Espetáculos.

  • B.

    O repórter de "geral" atua quando há um caso não previsto no organograma ou quando os repórteres especializados estão todos ocupados.

  • C.

    A reportagem social, no Brasil, equivale à apuração para as colunas sociais, que investigam a vida da alta sociedade.

  • D.

    É na editoria de Polícia que o leitor encontra o Brasil real, o reverso do Brasil oficial dos gabinetes, decretos e discussões teóricas.