Questões de Concurso sobre Teorias, Conceitos e Terminologia do Jornalismo

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
395 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A principal dinâmica do jornalismo participativo é a


A

criação coletiva de conteúdos.


B

criação apócrifa de conteúdos.


C

contribuição das fontes.


D

criação anônima de conteúdos.

Para Sanl'Anna, Rocha Júnior e Garcia (2015), "o criador precisa ser alguém antenado no mundo, plugado nas diversas realidades, que transite sem preconceitos nas principais formas de expressão. Que não se alimente somente de propaganda, mas das expressões de cultura, de folclore, de cotidiano - cultura pop, no mínimo, para falar a língua do dia a dia".

-

Nesse trecho, o autor trata de qual atributo fundamental aos novos profissionais de criação?


A

Pertinência.


B

Gamificação.


C

Formação técnica.


D

Transitoriedade.


E

Repertório.

Nas últimas décadas, estudos e conceitos sobre Comunicação, mais especificamente sobre Jornalismo, vêm recebendo maior atenção por parte de estudiosos, docentes e jornalistas profissionais. Dentre esses, destacam-se os estudos do norte-americano Fraser Bond e dos brasileiros Luiz Beltrão, Juarez Bahia, Luiz Amaral, José Marques Mello, Nilson Lage e Cremilda Medina. Considerando todo o legado de conceitos, classificações e tipificações sobre o Jornalismo, é correto afirmar que o Jornalismo:


A

É a informação de fatos correntes, sem qualquer interpretação e transmitidos semanalmente à sociedade para promover as empresas jornalísticas.


B

Significa, hoje, todas as formas nas quais e pelas quais as notícias, as histórias românticas e dados econômicos chegam ao público científico.


C

É a transmissão de informações, fatos ou notícias, com exatidão, clareza e rapidez, conjugando pensamento e ação.


D

É a atividade informativa, atemporal e parcial que é difundida pelos Meios de Comunicação de massas (imprensa, rádio, televisão, imprensa on-line).


E

Surgiu a partir do séc. XIV, quando reis e rainhas desejavam divulgar e perpetuar seus feitos de guerra aos povos dominados.

Para se avaliar o poder de um órgão de imprensa, como veículos publicitários, é necessário saber a quantidade de exemplares impressos de cada número do jornal ou da revista. Assinale a alternativa que apresenta o nome dado a essa quantidade.


A

circulação


B

cobertura


C

tiragem


D

audiência


E

audiência domiciliar

A regra geral no jornalismo é elaborar leads no formato de pirâmide invertida.


Das opções a seguir, assinale aquela que segue essa regra.


A

Três rapazes, na faixa entre 20 e 22 anos, perderam a liberdade na noite de ontem (18). Um deles estava em liberdade provisória e os outros dois não têm passagem pela Justiça. Os jovens assaltaram os caixas eletrônicos do Shopping Villa Country e foram presos pela Polícia Militar.


B

Uma viatura da Polícia Militar passava pelo Shopping Villa Country quando notou um movimento incomum para o horário, na noite de ontem (18). Cumprindo a sua missão, estacionou o veículo e ao entrar no estabelecimento prendeu três meliantes que haviam acabado de assaltar os caixas eletrônicos.


C

Três rapazes não tiveram tempo de gastar o dinheiro conseguido de forma ilegal na noite de ontem (18). Os três jovens assaltaram os caixas eletrônicos do Shopping Villa Country, mas foram presos, logo depois, pela Polícia Militar.


D

O Shopping Villa Country teve uma tarde movimentada na noite de ontem (18). Três meliantes assaltaram os caixas eletrônicos instalados na região de bancos do shopping. Mas foram presos pela PM.


E

A Polícia Militar prendeu, na noite de ontem (18), três suspeitos de participarem do assalto a caixas eletrônicos instalados no Shopping Villa Country. Um dos suspeitos estava em liberdade provisória e os outros dois não têm registro policial.

Leia o texto abaixo:


Existe, no jornalismo brasileiro, o sublide, criação de Pompeu de Souza, no início dos anos 50, no jornal Diário Carioca. Ele define sublide, quando existe, como um segundo parágrafo da notícia que contenha algum (ou alguns) elemento essencial deslocado do primeiro parágrafo, pela complexidade dos dados a serem resumidos ali, ou pela estratégia narrativa do jornalista que separa dados essenciais para administrar o impacto.


PENA, Felipe – Teoria do Jornalismo – Ed. Contexto, 2008, 2ª ed, São Paulo, p. 43


Analise as afirmativas abaixo com base no texto acima e em seus conhecimentos em relação às mudanças no jornalismo brasileiro implementadas pelo Diário Carioca (DC).


1. A teoria da objetividade dá importância ao substantivo em detrimento do adjetivo ou do texto mais literário, ou seja, o fim do nariz de cera já era uma prática nos jornais brasileiros antes de 1950.

2. Dentro das modernizações trazidas pelo DC ao jornalismo brasileiro está a pirâmide invertida.

3. Pompeu de Souza trouxe para a redação do DC o lide – com as famosas 6 perguntas: Quem? O quê? Quando? Como? Onde e por quê?

4. Coube também ao DC a implementação da figura do copidesque – o revisor de textos.

5. Dentro das mudanças do DC estava o primeiro manual de redação do jornalismo brasileiro.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


A

São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.


B

São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.


C

São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.


D

São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.


E

São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

Traz a relação dos jornalistas que trabalham em determinada publicação, porém, também pode incluir profissionais de áreas não jornalísticas (departamento comercial, por exemplo) ou apresentar apenas o nome dos jornalistas responsáveis pelo veículo (diretor de redação ou editor responsável). Assinale a alternativa que apresenta aqual termo da área jornalística a definição acima se refere.


A

Editoria


B

Lauda


C

Expediente


D

Espelho


E

Plantão

Analise, abaixo, os conceitos de Briefing:


I - Todas as informações preliminares que contém as instruções que o cliente fornece à agência para orientar os seus trabalhos.

II - É um conjunto de dados fornecidos pela empresa para o desenvolvimento de um trabalho, geralmente utilizado em áreas como Administração e por profissionais da comunicação, como Relações Públicas e Publicitários.

III - É a primeira parte de uma informação. Geralmente, o primeiro parágrafo com duas linhas posto em destaque que fornece ao leitor informação básica sobre o conteúdo.


É correto o que se afirma em:


A

I, apenas.


B

I e II, apenas.


C

III, apenas.


D

II e III, apenas.


E

I, II e III.

A angulação da matéria jornalística possui três níveis comunicacionais, são eles:


I-________: que se identifica com a caracterização da empresa jornalística que está ligada a grupos econômicos e políticos e conduz o comportamento da mensagem à sua formulação estilística.

II- ________: que embala a informação com ingredientes certos de consumo, com a preocupação de atender a um gosto médio dos leitores.

III- ________: que segue as tendências de consumo e está mais relacionada ao revestimento externo (estilo) e não ao método de captação.


Preenchem corretamente as lacunas:


A

I- Corporativa; II- de Massa; III- Pessoal.


B

I- Corporativa; II- Popular; III- Pessoal.


C

I-Corporativa; II- Popular; III- Individual.


D

I- Grupal; II- de Massa; III- Pessoal.


E

I- Grupal; II- Popular; III- Individual.

Um jornalista é responsável por selecionar quais assuntos merecem ser pautados para realização de reportagens em um veículo de comunicação.


Assinale a alternativa que pode ser relacionada ao trabalho que ele executa.


A

Blocking


B

Knowledge


C

Decupagem


D

Gatekeeping


E

Renderização

O protocolo SPIKES é utilizado


A

pelos profissionais da saúde na comunicação de más notícias.


B

pelos agentes de saúde em casos de suspeita de COVID-19.


C

pelos assistentes sociais na comunicação com pessoas carentes.


D

para enviar comunicados dentro do âmbito do Sistema Único de Saúde.


E

pelos agentes de saúde em casos de suspeita de dengue.

Segundo dados do relatório 2022 Global Digital, realizado pelo We Are Social e Hootsuite, em janeiro deste ano, havia 171,5 milhões de usuários de mídia social, o que equivalia a 79,9% da população do país. Esse mesmo levantamento indica que havia 224,9 milhões de conexões móveis celulares nesse período.


Esse cenário globalizado e digitalizado, ao alcance de todos, fortalece o jovem jornalismo chamado


A

hiperlocal


B

literário


C

impresso


D

telejornalismo


E

radiojornalismo

O movimento chamado "Novo Jornalismo", proposto, entre outros, por Tom Wolfe, encontrou, na América do Sul, alguns praticantes notáveis, como o colombiano Gabriel Garcia Márquez (por exemplo, no livro Noticia de un secuestro). O(s) ponto(s) considerado(s) problemático(s) do "Novo Jornalismo" são:


A

A facilidade, em situações reais, de juntar o volume de informações necessárias para produção de um texto literário.


B

Mostrar a notícia, não apenas como relato do que se sabe, mas do que se ignora; é isso que a faz existir.


C

O uso de técnicas literárias que auxiliam na valorização de detalhes expressivos e o monólogo interior (discurso indireto livre).


D

Expressar o mínimo de conteúdo em textos longos.


E

O jornalista não precisa ser alguém que cria e transmite a informação, ele é alguém que junta os fatos e os torna acessíveis.

A informação off the record refere-se àquela


A

que ainda não foi averiguada.


B

cuja fonte se mantém anônima.


C

emitida por um entrevistado estrangeiro.


D

em que não se ouve o outro lado da questão.


E

em que o entrevistado não aparece no campo de visão da câmera.

Derivado do termo em inglês “lead”, o lide é a abertura da matéria, um resumo do que virá a seguir. Desta forma, analise as assertivas abaixo:


I. O conceito de lead (lide) surgiu no final do século XIX, nos Estados Unidos, quando a produção jornalística adotou a técnica da pirâmide invertida.

II. Além de responder às perguntas O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?, o lide deve despertar o interesse pela leitura do texto.

III. O lide flash é do tipo relâmpago ou faz uma introdução lacônica da notícia, já o lide citação transcreve um pronunciamento ou declaração contida na matéria.


Quais estão corretas?


A

Apenas I.


B

Apenas II.


C

Apenas I e II.


D

Apenas II e III.


E

I, II e III.

Sobre o release é correto afirmar que:


A

é como a primeira página de um jornal. Ou consegue prender o leitor de imediato ou é deixada de lado, quando o concorrente consegue ser mais atraente, tanto pelo visual quanto pelo conteúdo.


B

é a lista com contatos de veículos e jornalistas, utilizada pelos profissionais de assessoria de imprensa para mediar divulgação pretendida.


C

é a ação que visa obter retorno, por telefone ou por e-mail, da distribuição de material de apoio ou de convocação de coletivas junto à imprensa.


D

é atividade diária na assessoria, consiste em seleção de matérias de interesse do assessorado veiculadas em rádio, televisão, impressos e internet.


E

é o conjunto de materiais voltados para subsidiar o trabalho dos jornalistas.

O processo comunicativo prevê, no modelo estabelecido por __________, a existência de uma mensagem, passando de um emissor para um receptor por meio de um canal, num código específico. A segmentação da imprensa, a produção publicitária, os meios de comunicação de massa e mesmo as ações de assessorias de comunicação/imprensa refletem, enfim, prismas de ação do processo comunicativo sob diferentes ângulos.


Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:


A

Hovland.


B

Lasswell.


C

Lewin.


D

Gregory.


E

Morin.

Em jornalismo, há uma técnica que consiste em desdobrar, atualizar e dar sequência à apuração de uma notícia já publicada pelo próprio veículo ou por outro órgão de imprensa, acrescentando novos aspectos e elementos. A esta prática dá-se o nome de:


A

lauda


B

retranca


C

suíte


D

pauta

De acordo com Giovandro Marcus Ferreira (Apud Hohfeldt, 2015), o agenda setting e a espiral do silêncio são duas faces de uma mesma moeda. Ambas trabalham com a perspectiva massificante sob a égide da imposição dos mass media sobre os indivíduos. A respeito das referidas teorias, assinale a opção correta.


A

O agenda setting constrói sua hipótese afirmando que a influência não reside na maneira como os mass media fazem o público pensar, mas no que eles fazem o público pensar.


B

A espiral do silêncio apreende a massificação pelo consentimento dos indivíduos, quando estes têm opiniões convergentes com aquelas veiculadas pelos mass media.


C

Pela teoria do agenda setting, embora os temas em relevo na agenda mediática estejam também em relevo na agenda pública, não haverá uma imposição no nível da hierarquia efetuada pelos mass media.


D

O agenda setting acaba por eliminar as relações interpessoais, pois tais relações eram, originalmente, geradoras de temas.


E

A espiral do silêncio defende que o que é dito nos mass media torna-se objeto de conversa em grupos intelectualmente restritos de pessoas.

O lead abre as portas da notícia para o leitor, despertando seu interesse logo ao início do texto. Entre os vários tipos de lead, o integral é aquele que


A

expõe fatos diferentes e opostos.


B

contém todos os elementos da notícia (quê, quem, quando, onde, como e porquê) e informações completas do fato.


C

passa a sensação de mistério e provoca emoção no leitor.


D

descreve uma ação colocando o fato principal depois de informações menos importantes.


E

serve de base histórica, utilizando dados obtidos em pesquisa documental.

   
Gerar simulado