Imagem de fundo

“Com a evolução das tecnologias digitais, principalmente a expansão da internet, ocorre...

“Com a evolução das tecnologias digitais, principalmente a expansão da internet, ocorreram importantes mudanças nos processos comunicacionais em que os receptores passaram a ser, também, emissores das mensagens. Surge a comunicação hipermidiática que é caracterizada por processos descentralizados de mediação social, da qual o jornalismo colaborativo é exemplo”. (BALDESSAR, M.J. et al. Jornalismo colaborativo: produção de notícias do cidadão repórter no iReport.com da CNN. http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-1658-2.pdf).


Sobre jornalismo colaborativo é correto afirmar:


A

A participação dos internautas na produção de conteúdo é característica da web 1.0.

B

O advento da internet favoreceu a participação dos leitores, ouvintes e telespectadores na produção conteúdos de comunicação.

C

As emissoras de comunicação abrem espaço para a participação, mas só veiculam conteúdos enviados por jornalistas profissionais.

D

As empresas de comunicação não têm responsabilidade sobre a veiculação de conteúdos enviados pelos leitores, ouvintes ou telespectadores.

E

O jornalismo colaborativo está com os dias contados porque a exigência do diploma de jornalista impossibilita a ampla participação da sociedade na produção de conteúdo.