Imagem de fundo

Conforme a Resolução da Diretoria Colegiada da Agência...

Ano: 2025
Prova: UFCG - UFCG - Técnico de Laboratório - Área Microbiologia - 2025

Conforme a Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária/ANVISA (RDC nº 222), os resíduos do Grupo A são resíduos que possuem a possível presença de agentes biológicos que, por suas características, podem apresentar risco de infecção. Esses resíduos são classificados em vários subgrupos (A1 a A5), os quais devem ser submetidos a diferentes processos de tratamento antes de serem descartados. Qual a alternativa CORRETA relacionada ao descarte de materiais biológicos do Grupo A?


A

Todos os resíduos do Grupo A que forem encaminhados para tratamento devem ser acondicionados em saco amarelo. Isto é necessário para diferenciar dos resíduos que já foram tratados ou não precisam de tratamento, os quais, por sua vez, devem ser acondicionados em saco branco leitoso.


B

Os resíduos do subgrupo A1 não necessitam ser submetidos a tratamento antes do descarte.


C

Os resíduos do subgrupo A5 devem ser submetidos a tratamento que não pode ser o processo de incineração.


D

Alguns resíduos dos subgrupos (A1 e A5) precisam obrigatoriamente ser tratados e outros não, sendo que ambos são considerados rejeitos e devem ser encaminhados para a disposição final ambientalmente adequada.


E

Os sacos para acondicionamento de resíduos do grupo A devem ser substituídos ao atingirem o limite de 2/3 (dois terços) independente do tempo de armazenamento.