Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde e da Anvisa...
Imagem de fundo

Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde e da Anvisa...

Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde e da Anvisa sobre o controle de infecções em serviços de saúde, considera-se Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS), anteriormente denominada infecção hospitalar, aquela que:


A

É diagnosticada no momento da admissão do paciente, desde que não haja relação com internação anterior no mesmo serviço.


B

Manifesta-se em pacientes que não realizaram nenhum procedimento invasivo, sendo obrigatoriamente de origem comunitária.


C

É adquirida após a admissão do paciente no serviço de saúde e que se manifesta durante a internação ou após a alta, quando puder ser relacionada com a hospitalização.


D

Ocorre exclusivamente em pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos de grande porte, sendo inexistente em unidades de tratamento clínico.


E

É causada unicamente por bactérias multirresistentes.