Imagem de fundo

Uma fazenda de bovinos de corte possui 24 hectares de pastagem divididos em 6 piquetes ...

Uma fazenda de bovinos de corte possui 24 hectares de pastagem divididos em 6 piquetes de mesma área, manejados em sistema de pastejo rotacionado. O responsável técnico definiu que cada piquete deve permanecer ocupado por 4 dias e em descanso por 20 dias.


Considerando que o objetivo é manter o equilíbrio entre oferta de forragem e pressão de pastejo, a decisão de ajustar a taxa de lotação deve ser tomada, principalmente, quando se observa:


A

redução acentuada da altura da pastagem ao final do período de ocupação do piquete, indicando pressão de pastejo elevada em relação à capacidade de suporte da área.


B

aumento da massa de forragem durante o período de descanso dos piquetes, indicando recuperação satisfatória da pastagem entre os ciclos de pastejo.


C

presença de áreas com maior acúmulo de material senescente em alguns piquetes, associada a variações naturais no crescimento da forrageira ao longo do ciclo.


D

distribuição irregular do pastejo dentro do piquete, com animais concentrando o consumo em determinadas áreas da pastagem.