

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Fase Pré-Analítica: Coleta, Identificação e Transporte de Amostras. No que se refere às boas práticas laboratoriais para a coleta, recepção, triagem e transporte de amostras biológicas, assinale a alternativa correta.
No transporte de amostras biológicas por via terrestre, deve-se utilizar o sistema de tripla embalagem, composto por um recipiente primário estanque, um recipiente secundário impermeável e uma embalagem terciária rígida e resistente.
A identificação da amostra deve ser realizada preferencialmente na tampa do tubo ou frasco, para facilitar a leitura rápida pelo técnico durante a triagem.
Amostras de urina para cultura (Urocultura) podem ser mantidas em temperatura ambiente por até 12 horas antes do processamento, sem o uso de conservantes, devido à acidez natural do material.
Durante a coleta de sangue venoso com sistema a vácuo, a ordem dos tubos é irrelevante, desde que o volume coletado em cada tubo respeite a marca de graduação do fabricante.
A triagem de amostras biológicas consiste exclusivamente na verificação do nome do paciente, não sendo necessária a conferência de critérios de integridade como hemólise, lipemia ou volume insuficiente.