Imagem de fundo

Juliana é técnica em laboratório e acaba de assumir a...

Juliana é técnica em laboratório e acaba de assumir a responsabilidade pela gestão ambiental do setor. Ao realizar seu primeiro diagnóstico, constatou a geração diária de resíduos de solventes orgânicos halogenados e não halogenados, ambos coletados em um único frasco, sem segregação, identificação ou registro em inventário. O frasco permanece aberto em uma bancada aberta, sem ventilação e sem sinalização de perigo. Com base nesse cenário, quais ações Juliana deve adotar para adequar o laboratório às exigências de um sistema de gestão ambiental?


A

Substituir o frasco atual por dois frascos separados, um para cada tipo de solvente, comunicar a direção sobre a situação e aguardar por orientações para as demais providências, pois será necessário um desembolso financeiro para adequar a situação.


B

Segregar os resíduos em frascos distintos, identificar cada frasco e elaborar um Procedimento Operacional Padrão (POP), armazenar em local ventilado e sinalizado, registrar em inventário de resíduos e providenciar a destinação final por empresa licenciada.


C

Identificar devidamente o frasco e mantê-lo em local sem circulação de ar, a fim de evitar a emissão de vapores ao ambiente. Quando atingido o limite de armazenamento, deverá ser encaminhado a uma empresa licenciada para a devida destinação final.


D

Segregar os resíduos e elaborar o inventário, mantendo em local fechado, livre da circulação de ar, até que a empresa licenciada realize a retirada do material.


E

Registrar toda a situação no relatório de diagnóstico e aguardar a conclusão da implementação completa do SGA para então tomar qualquer medida corretiva, pois ações isoladas antes da certificação do SGA não possuem validade legal.